auto_awesome

Noticias






Evento abre debate sobre atuação em locais com ações policiais


Data de Publicação: 2 de fevereiro de 2011


Com número de participantes que superou as expectativas (180 no total), e proposta inicial ampliada a outros temas, o evento “Psicologia em territórios impactados por ações policiais” marcou o início de uma série de debates organizados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-RJ) sobre o tema.

020103-Evento-abre-debate-sobre-atuacao-em-locais-com-acoes-policiais01

Além de profissionais e estudantes de psicologia, o debate, realizado no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) contou com a presença de pessoas de outras áreas de atuação, como Pedagogia e Sociologia, que puderam participar dos grupos de discussão.

O evento foi aberto  com fala da conselheira Cristiane Knijnik (CRP 05/26659) e das colaboradoras Daniela Albrecht (CRP 05/30760) e Isabel Costa Lima (CRP 05/31924), que apresentaram impactantes imagens das comunidades visitadas, com especial destaque para as revistas realizadas por policiais e militares nas casas do Complexo do Alemão.

Os participantes foram então divididos em quatro grupos de trabalho, de acordo com o território de atuação – Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e Centro do Rio. Nestes grupos, os inscritos puderam estender as discussões iniciadas na abertura do evento, além de relatar e trocar experiências, bem como debater outros tópicos de interesse dos profissionais da área, como, por exemplo, a submissão da atividade a políticas e instituições públicas.

A avaliação geral do debate foi bastante positiva, o que se traduz na fala da estudante de psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estagiária do Núcleo Interdisciplinar de Ação Comunitária da própria universidade (NIAC) Ana Marcela da Silvaterra. Para ela, “esse e todos os eventos do CRP-RJ fomentam pensamento crítico sobre a atividade do psicólogo, além de possibilitar novos contatos e articulações com outras formas de atuação, pessoas e pontos de vista”.

A iniciativa é produto do trabalho de psicólogos convidados a participar e fazer o registro das reuniões e atividades nas comunidades mais afetadas pelas recentes ações policiais. O objetivo do Conselho é realizar outros eventos sobre a temática, inclusive em outras cidades do estado, já que este será o tema central do Seminário de Direitos Humanos de 2011.



020103-Evento-abre-debate-sobre-atuacao-em-locais-com-acoes-policiais01-300x225.jpg