Marcado para o próximo dia 26, o evento “A Psicologia nos Territórios Impactados por Ações Policiais” discutirá os efeitos das intervenções policiais no cotidiano de moradores e serviços assistenciais (como saúde, educação, assistência social, habitação e outros) de territórios onde há enfrentamento ao tráfico de drogas.
A proposta é refletir sobre diversas questões que envolvem os serviços de assistência prestados a essas comunidades e como pensar as possibilidades de ação da psicologia no contexto atual dessas regiões e a atuação dos psicólogos nesses territórios.
A conselheira Cristiane Knijnik (CRP 05/26659) será responsável por encerrar o evento com uma sala final, na qual pretende abordar a diferença entre segurança pública como garantia dos direitos básicos da população e como forma de coerção policial.
Para Cristiane, o evento “será uma oportunidade para discutir com os psicólogos atuantes nessas regiões de que maneira o trabalho deles está sendo afetado por essa política de segurança pública do Rio de Janeiro e pensar em novas alternativas para intervir nessa situação, a fim de constituir psicólogos militantes”.
Antes da participação de Cristiane, as atividades serão desenvolvidas com base em grupos de trabalho formados pelos psicólogos presentes. Uma mesa de abertura com membros e colaboradores do Conselho irá direcionar e organizar o debate. São eles a psicóloga Ana Carla Silveira (Presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ; CRP05/18427), Isabel Lima (CRP 05/), Daniela Albrecht (CRP 05/30760), Letícia Barbosa (CRP 05/) e os psicólogos Thiago Régis de Lima (CRP 05/37479) e José Rodrigues (CRP 05/36271).
Além de debater o tema e refletir sobre o papel dos psicólogos nesses territórios, o evento também subsidiará uma pesquisa sobre segurança pública que será realizada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).
O encontro acontecerá no Auditório 33, Bloco F do Pavilhão João Lyra Filho do Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), das 14h às 18h. Para mais informações, entre em contato através do e-mail [email protected].