O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) foi escolhido para integrar a Secretaria Executiva Nacional do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, lançado no último mês de novembro, em São Paulo.
Ao lado do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e do mandato do Vereador Eliseu Gabriel, da capital paulista, o CRP-RJ trabalhará na coordenação do Fórum, que já criou comissões e estipulou a agenda de atividades para 2011.
Além da Secretaria Executiva, o CRP-RJ fará parte também da Comissão e Nacionalização e Interiorização do Fórum, espaço considerado muito promissor pela iniciativa, junto à Faculdade Social da Bahia.
“Foi definido que o CRP-SP será a entidade articuladora do Fórum e, portanto, oferecerá seu espaço institucional para sediar a primeira gestão dele. Representando o Rio, argumentamos e pleiteamos que fossem eleitas mais três entidades para compor a Secretaria, sugestão que foi aceita pelo grupo” afirma Giovanna Marafon, conselheira do CRP-RJ, que participará da Comissão de Nacionalização.
“Foi uma conquista difícil e extremamente importante para nosso Regional, que vem mantendo essa discussão há alguns anos, sempre afirmando os Direitos Humanos e a Ética como norteadores de nossas práticas”, complementa a conselheira.
Além de Giovanna, o CRP-RJ será representado pela conselheira Helena Rego Monteiro, que fará parte da Secretaria do Fórum, que visa articular entidades, grupos e pessoas para enfrentar o fenômeno contemporâneo da medicalização, mobilizando a sociedade para a crítica a esse processo na aprendizagem e no comportamento humano.
O Conselho participou do Fórum desde sua criação, acertada durante o I Seminário Internacional sobre a Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e Outros Supostos Transtornos, realizado em São Paulo, onde foi publicado o Manifesto que lançou o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Os interessados em assinar o manifesto devem acessar o site.