O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) participou de seminário dos funcionários da área de saúde do município de Duque de Caxias, realizado no último dia 4, para construção de uma alternativa ao projeto de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), em discussão na Comissão Central para Elaboração Plano, instituída pelo Conselho Municipal de Saúde de Duque de Caxias.
A proposta apresentada, e rejeitada pelos profissionais, propõe o fim da isonomia salarial entre os profissionais de nível superior, diferenciando o salário e a carga horária dos médicos. Além disso, fere os conceitos internacionais do cuidado em saúde, com foco na promoção da saúde e prevenção de doença, baseado no trabalho multidisciplinar do Sistema Único de Saúde (SUS) Brasileiro e no respeito a todos os profissionais da área de Saúde. É proposto ainda o aumento da carga horária e a extinção de alguns direitos dos servidores.
O CRP-RJ apoia a iniciativa e o movimento dos funcionários para elaboração coletiva e democrática de alternativa ao PCCS por acreditar que reformas administrativas, de organização estrutural de serviços pelos gestores serão bem sucedidas quando elaboradas e construídas coletivamente por todos os atores envolvidos.
O seminário do dia 4 de dezembro foi fruto de três assembleias realizadas mensalmente desde setembro. Um novo encontro está marcado para o dia 15 de janeiro de 2011, quando os atores do processo pretendem concluir as discussões e alternativas para um projeto que atenda a trabalhadores e usuários e, ao mesmo tempo, seja viável para os gestores. O Grupo de Trabalho dos Servidores disponibiliza o e-mail [email protected] para contato.