O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) recebeu, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso da Federação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a confirmação de que todos os candidatos inscritos para os 48 perfis do cargo de “Tecnologista de Saúde Pública” afetados por problemas de distribuição de provas vão refazer as provas, e não apenas aqueles que não puderam fazer os testes no último dia 24, quando aconteceu a primeira fase do concurso.
Dias depois da realização das provas, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-RJ foi informada que, dentre outros problemas, alguns candidatos não tinham recebido os cadernos de prova no dia 24. O problema foi confirmado pela FGV, que informou que seriam aplicadas novas provas no próximo dia 28 de novembro.
Parte da imprensa especializada, entretanto, acreditava ser provável que apenas os candidatos que não receberam as provas fossem convocados para a reaplicação, o que, para o CRP-RJ, não seria satisfatório, já que questões distintas para candidatos a uma mesma vaga podem configurar cenários de competições diferentes.
Assim, através de ofício, o Conselho estabeleceu contato com a FGV, que respondeu garantindo que todos os candidatos inscritos para o cargo de tecnologista nos perfis em que houve problema estão convocados para os novos testes. A lista completa de perfis, que inclui o de “Psicologia do Trabalho”, está disponível na página www.concurso.fgv.br.
O CRP-RJ aproveita para orientar os candidatos deste e de outros concursos públicos a sempre acompanharem as informações pertinentes nos canais disponibilizados pela instituição e pela entidade organizadora, se for o caso. Quando houver problemas que não forem passíveis de solução pelos meios de contato e recurso disponibilizados, é possível recorrer ao judiciário para garantir seus direitos individuais.