A Subsede do CRP-RJ na Baixada Fluminense convida psicólogos, estudantes e profissionais que cuidam das causas sociais para a terceira edição do Espaço Cine Psi, com o filme “As Filhas do Vento”, do diretor Joel Zito Araújo (sinopse abaixo), no dia 11 de novembro, quinta-feira. A sessão, que começa às 17h30, terá, além da exibição, um debate sobre a temática das relações raciais, abordada no filme.
O encontro é aberto, e acontece na subsede do CRP-RJ da Baixada, em Nova Iguaçu (Rua Sebastião Herculano de Mattos, 41, Centro), perto da estação Nova Iguaçu da Supervia e da sede local da Cruz Vermelha.
Lançado em 2005, “Filhas do Vento” foi premiado em vários importantes eventos de cinema do Brasil, incluindo o tradicional Festival de Gramado, levando os Kikitos de prêmio da crítica, melhor ator (Milton Gonçalves), melhor atriz (Léa Garcia e Ruth de Souza), melhor atriz coadjuvante (Taís Araújo e Thalma de Freitas), melhor ator coadjuvante (Rocco Pitanga). Ainda foi escolhido como melhor filme pelo júri popular na Mostra de Cinema de Tiradentes, recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Paraty e melhor ator e melhor atriz no Festival de Macapá.
Quem precisar de mais informações pode entrar em contato por telefone ou fax (21 2768-0007) ou por e-mail ([email protected]).
“AS FILHAS DO VENTO” – SINOPSE
Lançado em 2005, “Filhas do Vento” se passa no interior mineiro. As irmãs Cida (Taís Araújo) e Ju (Thalma de Freitas) têm objetivos bem diferentes. Enquanto a primeira quer se tornar uma atriz famosa e deixar a pequena cidade, a segunda só quer namorar. O pai das duas, Zé das Bicicletas (Milton Gonçalves), tem postura rigorosa com as meninas desde que foi deixado pela mulher. Em uma das brigas, ele acusa Cida de estar se envolvendo com Marquinhos (Rocco Pitanga), namorado da irmã. Revoltada, a filha deixa a cidade rumo ao Rio de Janeiro, em busca do sonho de ser atriz. Mais de 40 anos se passam até que as irmãs voltem a se encontrar, já no velório do pai, precisando deixar para trás as mágoas do passado.