A convite da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o CRP-RJ participou do IV Seminário Interfaces da Psicologia, que ocorreu de 24 a 26 de agosto de 2010 na instituição. O encontro teve como tema “Educação, saúde e sociedade” e marcou o início do curso de Psicologia na universidade, criado em agosto de 2010.
O conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes, realizou uma conferência sobre a história da Psicologia brasileira enquanto profissão. Ele destacou a importância do Sistema Conselhos de Psicologia, que foi implantado no Brasil em 1971. Para ele, existe uma defasagem entre a formação na academia e o exercício da profissão, que se expande continuamente, e uma das funções do Conselho é justamente fazer uma ponte entre os dois.
A conselheira Vanda Vasconcelos Moreira, coordenadora da Comissão Gestora da Subsede da Baixada Fluminense, também representou o CRP-RJ. Sua fala abordou as ações políticas do XII Plenário para as subsedes, em especial a construção de Comissões Gestoras como forma de interiorizar as atividades e aproximar o Conselho do maior número de psicólogos possível.
Vanda citou como exemplo o Espaço Cine Psi, ação que vem sendo desenvolvida pela subsede da Baixada e que consiste em debates a partir da exibição de filmes. O próximo encontro ocorrerá no dia 23 de setembro, na própria subsede (clique aqui para mais informações).
O colaborador Gabriel Folly Sertã ressaltou em seguida as atividades desenvolvidas pela Comissão de Estudantes do CRP-RJ, entre elas as oficinas que debatem a formação em Psicologia nas universidades e a experiência na construção do livro “Formação: ética, política e subjetividade na Psicologia”.
Vanda e Gabriel convidaram os presentes a conhecerem as ações do CRP-RJ, acessando o site e participando dos eventos. Eles lembraram ainda que, em 9 e 10 de setembro, ocorrerá o VI Seminário de Psicologia e Direitos Humanos, com o tema “Direitos Humanos como práticas: por uma ética de afirmação da vida” (clique aqui para saber mais).
A conselheira e o colaborador finalizaram destacando a importância da existência do Sistema Conselhos ao lado da categoria de profissionais e estudantes para a construção de uma nova Psicologia e CRPs que tenham compromisso com a profissão.
08 de setembro