No dia 15 de março, o CRP-RJ realizará o oitavo pré-congresso para o COREP (Congresso Regional de Psicologia). O evento ocorrerá na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), das 9h às 17h.
O encontro contará com duas partes. Na primeira, haverá a atividade “Conversa Afiada”, com o tema “A Psicologia e as políticas de Educação e Saúde na interface com a Justiça e a polícia”. No contemporâneo, tem-se colocado sutilmente a associação/sobreposição entre esferas de ação sociais e penais sobre a vida cotidiana, que se mostram na crescente judicialização e criminalização de certas parcelas da população. Na medida em que o Estado restringe seu papel frente à proteção e o amparo social, cresce a oferta de segurança criminal e de programas e projetos específicos para conter riscos e desvios.
O que têm feito as políticas públicas de Educação e Saúde nesse contexto? Como interagem com a Justiça e a Polícia? Qual é a implicação da Psicologia diante de tais práticas? É possível empreender movimentos de resistência e criação que nos permitam subverter esses movimentos de captura e controle? Essas e outras questões serão propostas para discussão no evento.
O debate terá como convidados os psicólogos Alice de Marchi P. de Souza (CRP 05/38379), do Centro de Atenção a Vítimas da Violência (CEAV/ CDDH), mestre em Psicologia pela UFF, psicoterapeuta do IEC e colaboradora da Comissão de Psicologia e Justiça do CRP-RJ; Giovanna Marafon (CRP 05/30781), doutoranda em Psicologia na UFF e colaboradora da Comissão de Educação do CRP-RJ; Rafael Coelho Rodrigues (CRP 05/29234), doutorando em Psicologia na UFF e coordenador de projetos do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis – CDDH; e Rodrigo Pereira dos Santos (CRP 05/30630), mestre em Psicologia Social pela UERJ, Psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde e colaborador da Comissão de Saúde do CRP-RJ. A conselheira Eliana Olinda Alves (CRP 05/24612) será mediadora da mesa.
Nesse momento, os participantes debaterão a temática e, em seguida, terão um espaço para produzir teses. As teses são propostas que psicólogos elaboram sugerindo diretrizes para os Conselhos de Psicologia seguirem nos próximos três anos de gestão. Além das teses que serão elaboradas no dia do evento, os psicólogos também podem enviar suas propostas para o CRP-RJ até o fim dos pré-congressos. Para tanto, é preciso preencher um formulário específico e enviá-lo por e-mail ou entregar na sede ou subsedes do CRP-RJ.
O segundo momento do evento é o pré-congresso. Os pré-congressos são eventos que ocorrem em diversas regiões do estado e reúnem os psicólogos da área para votar teses e eleger delegados para o COREP. Tanto as teses já enviadas ao CRP-RJ quanto as produzidas na primeira parte do evento serão apreciadas pelos participantes e podem ser aprovadas na íntegra, modificadas ou vetadas pelos participantes dos pré-congressos.
Após aprovadas, elas são encaminhadas ao Conselho Federal de Psicologia, que reúne as teses de todos os CRPs e lhes devolve o relatório completo. As teses nacionais são votadas no COREP, do qual participam apenas os delegados eleitos nos pré-congressos. O resultado do COREP é encaminhado ao CFP novamente para votação final no VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP). No COREP, também são eleitos delegados para o VII CNP.
É importante lembrar que, para escrever teses, votá-las e se eleger delegado, é preciso que o psicólogo esteja regularmente inscrito no CRP-RJ. Quanto mais psicólogos presentes nos eventos, mais delegados o CRP-RJ poderá levar ao VII CNP. Participe!
Veja abaixo mais informações sobre o evento:
Data: 15 de março
Horário: 9h às 17h
Local: Capela Ecumênica da UERJ – R. São Francisco Xavier, 524, térreo (próxima à Concha Acústica) – Maracanã, Rio de Janeiro.