A Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-RJ, através do ofício nº 0035/2010, expressou seu descontentamento com o baixo salário descrito no edital do concurso para a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, cujas inscrições se iniciam no dia 25 de janeiro de 2010.
A Prefeitura oferece o salário-base de R$ 465,00 e não informa a carga horária para o cargo de psicólogo. O valor é mais baixo que o salário mínimo no estado do Rio de Janeiro, ajustado em janeiro deste ano. No edital, é informado que “o enquadramento funcional será regido pelo Plano de Cargos e Salários vigente à época”. Contudo, esta Prefeitura ainda não divulgou o documento citado. Atualmente, aqueles que ocupam cargos nesta Prefeitura, recebem um abono provisório, em complemento ao salário, mas que não é um direito incorporado dos servidores.
O CRP-RJ pretende continuar sua reivindicação pela valorização da categoria e prática de salários mais justos. Em 2008, foi realizada uma audiência com a Prefeitura de Saquarema, para tratar sobre questão similar. O Conselho também tentará estabelecer o diálogo com a Prefeitura de Barra Mansa sobre o mesmo assunto.
21 de janeiro de 2010