O Seminário Nacional Ano da Psicoterapia foi realizado nos dias 1, 2 e 3 de outubro em Brasília, reunindo representantes de todos os Conselhos Regionais, que levaram as propostas tiradas pelos psicólogos em seus Seminários Regionais.
O CRP-RJ foi representado pelos colaboradores Carla Silva Barbosa (CRP 05/29635), da Comissão de Orientação e Ética, e Sérgio Valmário Barboza Costa (CRP 05/17447), da Comissão de Saúde, além de dois psicólogos eleitos no Seminário Regional, Luiz Henrique de Sá (CRP 05/3571), de Petrópolis, e Maria de Betania Garcia Chaves (CRP 05/10443), de Angra dos Reis.
O Seminário Nacional encerrou o ciclo organizado pelo Sistema Conselhos para o Ano da Psicoterapia. Em cada região, foram realizados pelos CRPs eventos preparatórios, nos quais foram elaboradas propostas, e um Seminário Regional, em que essas propostas foram votadas e dispostas em um relatório. Os documentos foram enviados ao GT Nacional, que as reuniu para apresentar no Seminário Nacional e, após debate, comporem diretrizes para o tema.
De acordo com Carla, as ideias levadas pelo CRP-RJ foram contempladas na sistematização das propostas, que não foi feita de forma a encerrar a temática. “O Seminário não teve um caráter deliberativo devido ao fato do Grupo de Trabalho Nacional do Ano da Psicoterapia perceber que o assunto precisa ser amadurecido pela categoria”, explicou a psicóloga.
Além dos eventos preparatórios e do Seminário Regional, o CRP-RJ optou por realizar ainda outras discussões em torno da psicoterapia, relacionando-a com diversos campos que a atravessam. Nesse sentido, foram organizadas discussões sobre psicoterapia e diversidade sexual (evento “Psicologia e Diversidade Sexual: Assim se passaram dez anos…”, em junho), psicoterapia e formação (fóruns da Comissão de Estudantes, em setembro e novembro), psicoterapia e ética (II Fórum de Ética, em outubro) e psicoterapia como pena (V Seminário de Psicologia e Direitos Humanos, em novembro).
Fique atento ao site do CRP-RJ para mais desdobramentos do Ano da Psicoterapia.