auto_awesome

Noticias






Seminário Regional tira propostas para o Ano da Psicoterapia


Data de Publicação: 18 de setembro de 2009


 O Seminário Regional do Ano da Psicoterapia debateu e sistematizou as propostas que haviam sido tiradas nos eventos preparatórios ocorridos ao longo do ano.


O Seminário Regional do Ano da Psicoterapia debateu e sistematizou as propostas que haviam sido tiradas nos eventos preparatórios ocorridos ao longo do ano.

Encerrando a primeira fase de atividades do Ano da Psicoterapia, o CRP-RJ realizou, no dia 15 de agosto, o Seminário Regional. No encontro, foram debatidas e sistematizadas as propostas que haviam sido tiradas nos eventos preparatórios, ocorridos ao longo do ano em oito regiões do estado do Rio (Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde, Região Serrana, Baixada Litorânea, Região Metropolitana, Norte Fluminense, Capital). Essas propostas, aprovadas pela plenária do Seminário, serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho Nacional para, junto com as propostas dos outros conselhos regionais, comporem o Seminário Nacional, em outubro.

Dando início ao evento, a mesa de abertura foi composta pelo conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes (CRP 05/980), pela conselheira do CRP-RJ e coordenadora da Comissão Organizadora do Ano da Psicoterapia, Ana Carla Souza Silveira da Silva (CRP 05/18427), pela colaboradora da Comissão de Orientação e Ética (COE) do CRP-RJ Agnes Cristina da Silva Pala (CRP 05/32409), pela psicóloga e representante das entidades formadoras Márcia Tassinari (CRP 05/1718) e por um representante de cada evento preparatório.

Os representantes dos eventos preparatórios apresentaram como foi a discussão em suas cidades.

Os representantes dos eventos preparatórios apresentaram como foi a discussão em suas cidades.

Novaes começou traçando um histórico do CRP-RJ e explicando que, devido a muito anos de afastamento, a categoria ainda não se sente à vontade em procurar o Conselho. “Os psicólogos se sentiam afastados e até desconfiados em relação ao CRP. Isso tem mudado. Desde a Comissão Gestora, que assumiu em 2004 após uma intervenção do CFP, aprovada em Assembleia Geral da categoria, tentamos nos aproximar dos psicólogos”.

Ele lembrou ainda que 2010 é ano de eleição e do VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que é precedido pelos Congressos Regionais (COREPs) e pelos pré-congressos. “Vamos fazer pré-congressos em todas as regiões do estado, preparando para o COREP do Rio de Janeiro. Estou dizendo isso porque são nesses pré-congressos que se apresentam teses sobre a profissão e sobre a atuação dos conselhos. Essas teses serão levadas ao COREP e ao CNP para servirem de diretrizes para os três anos seguintes da nova plenária eleita. E esse seminário que temos hoje é também um preparatório para esses eventos. Então, hoje temos que debater psicoterapia e preparar as teses acerca do tema que devem ser levadas ao COREP”.

Ana Carla acrescentou a importância da participação da categoria nos eventos. “O mais importante para o CRP-RJ nessas atividades é fazer com que os psicólogos se sintam mais implicados não só com o tema debatido, mas com o próprio Conselho. O CRP tem que se mover em função das demandas dos psicólogos. Não queremos dizer para a categoria o que é certo ou errado; queremos que ela participe ativamente dos debates”, afirmou.

3-seminario-regional-tira-propostas-para-o-ano-da-psicoterapia03Em seguida, a conselheira explicou o Ano da Psicoterapia, formado pelos eventos preparatórios no interior e na capital, pelo Seminário Regional e pelo Nacional. “Não vamos esgotar agora a discussão sobre psicoterapia. Ainda vamos continuar debatendo este tema por muito tempo. O que vamos tirar neste Seminário Regional são encaminhamentos para novas e futuras discussões. E após o Seminário Nacional, faremos um encontro no Rio de Janeiro para avaliar o resultado”.

Os oito representantes dos eventos preparatórios apresentaram, então, como foi a discussão em suas cidades. Eles destacaram a importância de o CRP-RJ levar os debates ao interior e reafirmaram que, por ser um tema delicado e controverso, não vai se esgotar nesse momento.

Em seguida, Agnes apresentou a COE e esclareceu que a comissão participou de todos os eventos do Ano da Psicoterapia. “Esses encontros foram também preparatórios para o II Fórum de Ética, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro e debaterá o tema ‘Ética e Psicoterapia’. O Fórum é um dos instrumentos que a COE tem usado para se aproximar da categoria, assim como as Quart’éticas, eventos realizados periodicamente”.

Ana Carla complementou que o Fórum de Ética faz parte de uma série de iniciativas do CRP-RJ de discutir a psicoterapia atravessada por outros temas, principalmente aqueles voltados para a preocupação com os direitos humanos. “Já realizamos uma mesa sobre diversidade sexual e psicoterapia no Seminário de Diversidade Sexual, em junho, tivemos um debate sobre psicoterapia no mundo atual na III Mostra Regional de Práticas em Psicologia, em julho, e teremos o Seminário de Direitos Humanos, em novembro, sobre Psicoterapia como Pena”.

Os participantes do evento se colocaram contra, a favor ou pela modificação do texto das propostas e conforme consenso do grupo se formou o relatório a ser encaminhado para o GT Nacional.

Os participantes do evento se colocaram contra, a favor ou pela modificação do texto das propostas e conforme consenso do grupo se formou o relatório a ser encaminhado para o GT Nacional.

Após a mesa, deu-se início à discussão das propostas trazidas dos eventos preparatórios. Ao todo, haviam 61 propostas, divididas nos três eixos do Ano da Psicoterapia: “A constituição das psicoterapias como campo interdisciplinar”; “Parâmetros técnicos e éticos mínimos para a formação na graduação e na formação especializada e para o exercício da psicoterapia pelos psicólogos”; e “Relações com os demais grupos profissionais”.

A mesa, formada pelos psicólogos e colaboradores do CRP-RJ Carla Silva Barbosa (CRP 05/29635), Sérgio Valmário Barboza Costa (CRP 05/17447) e Alexandre Trzan Avila (CRP 05/35809), e pela psicóloga da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) Lysianne Moura da Frota (CRP 05/12008), leu cada proposta e abriu para os participantes se colocarem contra, a favor ou pela modificação do texto. Ao fim, cada proposta foi elaborada ou retirada conforme consenso do grupo para compor o relatório a ser encaminhado para o GT Nacional. Quando não houve consenso, a situação foi sinalizada no relatório e foi proposta a continuação do debate acerca do tema.
Veja em breve o relatório completo no site do CRP-RJ.



1-seminario-regional-tira-propostas-para-o-ano-da-psicoterapia02-300x225.jpg
2-seminario-regional-tira-propostas-para-o-ano-da-psicoterapia01-300x225.jpg
3-seminario-regional-tira-propostas-para-o-ano-da-psicoterapia03-300x224.jpg
4-seminario-regional-tira-propostas-para-o-ano-da-psicoterapia04-300x224.jpg