O fisioterapeuta e neurofisiologista Mario Sérgio de Souza e a psicóloga Luzia Dias (CRP 05/26585), ambos da Vila Olímpica de Vila Kennedy, foram os convidados do encontro do Grupo de Trabalho de Psicologia do Esporte do CRP-RJ do dia 14 de setembro. Em mais uma edição do ciclo Lance Livre, eles falaram sobre o uso de álcool e drogas no esporte.

O uso de álcool e drogas no esporte foi tema do Ciclo de Debates Lance Livre.
Segundo a psicóloga Luzia Dias, cobranças da sociedade e da família, pais ausentes e depressão são alguns dos motivos que levam o esportista a procurar as drogas e o álcool. “Depois de realizar pesquisas sobre o assunto, verifiquei que 10% da população brasileira tem um problema crônico de dependência dessas substancias”, comentou.
A psicóloga ressaltou, também, que o foco de atuação deve estar principalmente no indivíduo para, em seguida, analisar o contexto que o levou a usar determinada droga. Ela explicou que “não podemos avaliar a situação de outra maneira. Tomemos como exemplo a cola de sapateiro. Se ela for usada com a finalidade para qual foi criada, não há problema algum. Mas a partir do momento que um menor de rua a usa para amenizar as dores cotidianas, precisamos ter um outro olhar sobre a situação”.
Já o fisioterapeuta Mario Sérgio realizou uma análise mais fisiológica sobre o uso e abuso de drogas e álcool. Ele explicou, ao consumir essas substâncias, que a região tegmental do cérebro produz dopamina, um neurotransmissor que dá sensação de euforia e prazer. “Tornamos-nos dependentes deste processo e, quando paramos de usar, os níveis caem abaixo do normal, provocando abstinência”.
Em nível cerebral, usar drogas, comprar ou jogar compulsoriamente provocam sensações semelhantes, mas, segundo Mario Sérgio, a diferença está no contexto social. “Na Bolívia, os jogadores podem tomar chá da folha de coca, enquanto no Brasil tal prática é socialmente proibida”, explicou.
No debate realizado após o encontro, os participantes levantaram questões como o incentivo do consumo de álcool pela mídia nas propagandas que utilizam pessoas ligadas ao esporte.
O próximo encontro do GT de esporte acontecerá no dia 28 de setembro.