No dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo, a conselheira Rosilene Cerqueira e a psicóloga Claudete de Souza representaram o CRP-RJ em um evento organizado pelo Serviço de Psicologia do Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes. O encontro, que aconteceu no Auditório da Prefeitura de Campos, contou com mais de 100 participantes e teve como tema “Psicoterapia e a atuação do Psicólogo no Hospital – Possibilidades e Limites”.
Rosilene discorreu sobre “A Psicologia nos serviços de saúde”, inicialmente fazendo um breve histórico sobre a inserção do psicólogo no sistema público de saúde e convidando à reflexão sobre como ele tem ocupado este campo. A conselheira levantou a questão da formação do psicólogo, que não tem dado conta de formar o profissional para uma atuação potente e crítica no campo público.
Ela falou sobre a hegemonia do modelo médico nas ações e pesquisas e cobre o quanto ainda é preciso produzir saberes sobre os processos de saúde e doença. Apontou, ainda, para a necessidade de pôr constantemente em análise a própria prática, para que se possa escapar de práticas moralizantes, normatizadoras e medicalizantes.
Claudete, que faz parte da Comissão Organizadora no CRP-RJ dos Eventos Preparatórios sobre o Ano da Psicoterapia, falou sobre os encontros realizados ao longo de 2009 no estado para a discussão da temática. A psicóloga apontou a necessidade de participação da categoria nas discussões realizadas pelo Sistema Conselhos a fim de contribuir para uma prática comprometida eticamente. Ela destacou ainda a necessidade da apropriação pelos psicólogos da conquista do Norte Fluminense: a inauguração na região de uma subsede do CRP-RJ.