A cidade de Angra dos Reis foi escolhida como palco para o terceiro evento preparatório do Ano da Psicoterapia. O encontro, ocorrido no dia 27 de junho, reuniu psicólogos e estudantes de Psicologia, interessados em debater as questões que permeiam o tema da psicoterapia. Na ocasião, estiveram presentes, também, os conselheiros Ana Carla Silva (CRP 05/18427), coordenadora da Comissão de Saúde, Noeli Godoy (CRP 05/ 24995) e Maria da Conceição Nascimento (CRP 05/ 26929), do GT de Psicoterapia, e os colaboradores da Comissão de Orientação e Ética, Marco Antônio Rezende (CRP 05/27536) e Luciana Ferreira Barcellos (CRP 05/28191).
Além de debater algumas questões relacionadas à ética profissional do psicólogo que atua em psicoterapia, o principal assunto do encontro se referiu à atuação mais ampla do Sistema Conselhos de Psicologia no debate sobre psicoterapia.
De acordo com a opinião dos participantes, é preciso que o Sistema Conselhos intervenha mais no sentido de ampliar a orientação geral à categoria e acompanhar mais de perto os espaços de inserção do psicólogo no campo das psicoterapias.
Na avaliação do grupo, o Sistema Conselhos precisa fomentar e qualificar os debates entre os psicólogos – atuantes no campo público ou privado – de forma a não somente ampliar o acesso da sociedade à psicoterapia como também garantir uma relação terapêutica baseada no respeito à diversidade e que leve em conta a demanda do paciente, não nos valores do psicoterapeuta.
O grupo manifestou-se a favor da participação do CRP-RJ nos espaços de controle social para que, através de representantes permanentes, seja promovida uma reflexão permanente sobre a atuação psi no campo, e possa ser definido o papel do psicólogo nas redes de assistência social e nas situações em que o encaminhamento a outros profissionais se faça necessária.
Muitos participantes levantaram ainda a necessidade de o Conselho estar presente na avaliação das condições de trabalho do psicólogo que atua com psicoterapia nos espaços públicos para que haja a garantia do sigilo no atendimento terapêutico.
Texto e Foto: Felipe Simões
29 de junho de 2009