auto_awesome

Noticias






CRP-RJ dá início a atividades do Ano da Psicoterapia


Data de Publicação: 1 de junho de 2009


A fase regional do Ano da Psicoterapia para o Sistema Conselhos (2009) foi encerrada no dia 15 de agosto, com o Seminário Regional. Ao longo do ano, foram realizados oito eventos preparatórios em diferentes cidades do estado: Nova Iguaçu, Resende, Angra dos Reis, Petrópolis, Rio das Ostras, Campos, São Gonçalo e Rio de Janeiro.

Nesses encontros, foram tiradas propostas elaboradas pelos participantes, levadas para o Seminário Regional. Nele, os presentes as aprovaram, re-elaboraram ou vetaram essas propostas, sistematizando-as em um relatório, que foi enviado ao Grupo de Trabalho Nacional do Ano da Psicoterapia. Junto com os relatórios dos outros conselhos regionais, ele comporá as discussões do Seminário Nacional, que ocorrerá em Brasília nos dias 1, 2 e 3 de outubro.

No CRP-RJ, foi formada uma Comissão Organizadora do Ano da Psicoterapia, responsável por conduzir as discussões. O foco das atividades foi identificar a diversidade das teorias, as abordagens e métodos terapêuticos, os consensos e impasses éticos, a reinvenção do dispositivo “psicoterapia” segundo determinada realidade sócio-cultural ou de acordo com as situações político-institucionais de determinados locais de trabalho, os atores sociais envolvidos com esta intervenção etc.

As principais diretrizes que pautam as discussões foram: garantir no debate os diversos tipos de abordagem; buscar referências e identificar boas práticas; pensar a Psicologia em sua relação com a clínica ampliada; e dialogar com a “patologização”.

Os debates foram articulados em torno de três eixos temáticos, divididos em subitens:

Eixo I: A constituição das psicoterapias como campo interdisciplinar

  1. Psicoterapia como disciplina científica ou como um conjunto de métodos e técnicas que definem uma prática.
  2. Interdisciplinaridade, transversalidade e multiprofissionalidade: o psicólogo neste contexto.
  3. Limitações das reivindicações da exclusividade por parte dos Psicólogos
  4. Psicoterapia como prática diversa (clínica ampliada)

Eixo II: Parâmetros técnicos e éticos mínimos para a formação na graduação e na formação especializada e para o exercício da psicoterapia pelos psicólogos

  1. Parâmetros: referência e/ou regulação

Eixo III: Relações com os demais grupos profissionais

  1. Estratégias políticas de construção de parcerias e enfrentamento dos conflitos
  2. Relação do Sistema Conselhos com ABRAP e outras entidades

Nos eventos preparatórios do Ano da Psicoterapia, ocorreram também atividades preparatórias para o Fórum de Ética, que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro pela Comissão de Orientação e Ética (COE) do CRP-RJ. O Fórum terá como tema “Ética e Psicoterapia”, que será o tema abordado nos encontros regionais pela COE.

Acompanhe a página do Ano da Psicoterapia.

1° de junho de 2009
atualizado em 18 de agosto de 2009