O CRP-RJ participará, por meio de seu Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais e da sua Comissão Regional de Direitos Humanos, do Colóquio Internacional: Desafios e Perspectivas da Juventude Negra nas Américas, realizado no Rio de Janeiro de 3 a 6 de abril de 2009.
O Colóquio reunirá 40 lideranças políticas jovens negras de 15 países das Américas, com o objetivo principal de promover um intercâmbio entre os(as) participantes, compartilhando experiências e ações. O evento traz à tona a articulação política da juventude negra das Américas, sob as mais variadas formas de organização, e suas relações com os movimentos sociais, cooperação internacional e a incidência nos espaços de tomada de decisão.
A compreensão é de que a juventude é um segmento social que exige políticas públicas específicas e que o(a) jovem deve ser visto(a) como sujeito detentor de direitos e ator estratégico para qualquer projeto de desenvolvimento dos países da região das Américas.
A atividade irá promover uma interlocução com os debates sobre racismo e discriminação numa esfera regional que tenha como pano de fundo as discussões impulsionadas a partir da III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em Durban – África do Sul em 2001. No final de abril em Genebra, Suíça, as definições e deliberações da Conferência de Durban passarão por um processo de avaliação convocado pelas Nações Unidas.
O evento ocorrerá no Scorial Rio Hotel (Rua Bento Lisboa, 155, Largo do Machado, Rio de Janeiro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 9153-0365 ou pelo e-mail [email protected].
1° de abril de 2009