O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) entra em seu primeiro ciclo de 2009, com o tema Álcool e outras drogas. A Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPP) do CRP-RJ, responsável pelas atividades do CREPOP no Rio de Janeiro, promoverá dois encontros com psicólogos da área para debater o tema.
O primeiro ocorreu no dia 6 de março, em Macaé, no Auditório do Sindpetro – Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense -, e contou com a presença de psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais interessados em debater as políticas públicas voltadas para a área. Na ocasião, muitos saudaram a iniciativa do CRP-RJ em abrir espaço para que os profissionais – não apenas de Psicologia, mas todos aqueles que atuavam em conjunto na área – compartilhassem experiências e ideias para, assim, ajudar a pautar a construção de referências técnicas para suas práticas.
Os interessados que não puderam comparecer a esse primeiro encontro poderão participar da segunda reunião, no dia 13 de março, na sede do CRP-RJ (Rua Delgado de Carvalho, 53, Tijuca, no Rio de Janeiro), das 9h às 17h.
Os demais ciclos do CREPOP ao longo de 2009 serão Educação Básica, Mobilidade urbana, transporte e trânsito e CREAS outros serviços especiais de acolhida e atendimento domiciliar do SUAS.
O CREPOP trabalha com quatro ciclos por ano, cada um dedicado a um tema dentro das Políticas Públicas. Em cada ciclo, é disponibilizado um questionário no site do CREPOP Nacional para ser respondido por psicólogos da área e são realizados encontros presenciais em cada Conselho Regional. Os relatórios dos encontros são reunidos e, junto com os questionários, resultam em documentos de referência aos profissionais daquele campo de atuação.
Um desses documentos, “Referências Técnicas para a prática do(a) psicólogo(a) nos programas de DST e Aids“, foi lançado pelo CREPOP em 8 de janeiro de 2009. Ele é resultado dos trabalhos do ciclo de junho de 2007.
11 de fevereiro de 2009
atualizado em 09 de março de 2009