No dia 3 de fevereiro, durante a comemoração do Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro recebeu, da Associação de Travestis e Transexuais do Estado do Rio de Janeiro (ASTRA), uma moção de louvor “pela valorosa colaboração na visibilidade positiva das travestis e transexuais do estado do Rio de Janeiro”. A homenagem foi entregue ao conselheiro Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077) pela presidente da ASTRA-Rio, sra. Majorie Marchi, em evento no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM).
Também receberam moções o sr. Cláudio Nascimento, representando a Superintendência de Direitos Humanos, Coletivos e Difusos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e o sr. Alexandre Bortolini, representando a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A sra. Majorie Marchi, ao entregar as homenagens, justificou o porquê de cada uma das três entidades terem sido as escolhidas. No caso do CRP-RJ, foram lembradas a criação do GT Diversidade Sexual; a confecção do Jornal nº 19, de outubro de 2008, com a temática como matéria de capa; a realização do evento Trocando em Miúdos sobre homofobia; a organização das Conferências Regional e Estadual LGBT; a participação do Conselho no carro de som da Parada LGBT de Copacabana; e a participação da Majorie no Seminário Nacional sobre Prisões.
05 de fevereiro de 2009