auto_awesome

Noticias






CRP-RJ apresenta respostas de instituições sobre concursos públicos


Data de Publicação: 16 de janeiro de 2009


SESDEC/FESP RJ

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro apresenta aos psicólogos as respostas da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (SESDEC) e da Fundação Escola de Serviço Público (FESP RJ) aos Ofícios nº. 673 e 714 enviados em 11 de novembro e 2 de dezembro de 2008, respectivamente. No primeiro ofício solicitamos que fosse divulgado o número de vagas disponibilizadas para o cargo de psicólogo. No segundo, devido à finalização do prazo de inscrição dos candidatos, pedimos que esta informação fosse disponibilizada aos canditados no momento da confirmação da inscrição dos mesmos.

Em sua resposta, a SESDEC salientou que este concurso tinha como objetivo a formação de um cadastro de profissionais de saúde e que não cabe a obrigatoriedade da divulgação do número de vagas (informação confirmada por nossa assessoria jurídica). Conforme consta no edital do referido concurso, os candidatos aprovados “poderão ser convocados em função da disponibilidade de vagas futuras”, respeitando-se a ordem de classificação e o prazo de validade deste concurso.

A FESP RJ, por sua vez, informou-nos que o governador do Rio de Janeiro em exercício, através do Decreto nº. 41.583 de 07 de novembro de 2008, autorizou a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil a realizar esta seleção disponibilizando um total de 8.236 vagas para profissionais de nível superior. No entanto, assim como a SESDEC, ressaltou a impossibilidade de responder nossa solicitação por conta do destino deste processo seletivo no que se refere à formação de cadastro de reserva.

Clique aqui para ler as respostas da FESP e da SESDEC.

CEFET

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro apresenta aos psicólogos a resposta do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) ao Ofício nº. 752, enviado em 19 de dezembro de 2008.

Fazendo uma análise técnica do referido edital, observamos que o cargo Pedagogo – RH, perfil para gestão em recursos humanos, não contemplou em seu requisito a inscrição de psicólogos. Apesar de não constarem no edital as atribuições do cargo em questão, o conteúdo programático especifica as competências do cargo que também são de competência do profissional de Psicologia que atua no âmbito do trabalho, conforme consta no Catálogo Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho. Por este motivo, solicitamos a inclusão do profissional psicólogo para participar do processo seletivo.

Em sua resposta a CEFET-RJ nos encaminhou um parecer técnico do professor Luiz Eduardo Laranjeira da Silva (presidente da Comissão Permanente de Concurso). Segundo ele, em 2007 foi realizado um Concurso Público no qual foram oferecidas uma vaga de Psicólogo – Área RH e duas vagas de Pedagogo – Área RH. Na ocasião, não houve pedagogos aprovados para as referidas vagas e, por conta disto, foram oferecidas novas vagas para o mesmo cargo.

Clique aqui para ler o parecer técnico supracitado.

16 de janeiro de 2009