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Comissão de Educação leva debates a Nova Iguaçu


Data de Publicação: 21 de outubro de 2008


Em mais um evento do Ano da Educação, a Comissão de Educação do CRP-RJ esteve, no dia 18 de outubro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A atividade contou com a presença das conselheiras Francisca de Assis Rocha Alves (CRP 05/18453), presidente da comissão, e Rosilene Souza de Cerqueira (CRP 05/10564).

Francisca começou explicando que 2008 foi instituído como Ano da Educação do Sistema Conselhos de Psicologia pela APAF (Assembléia das Políticas, Administração e das Finanças) de dezembro de 2007. “O projeto consiste em duas etapas, uma regional e uma nacional. A primeira é constituída por eventos preparatórios, realizados em várias cidades, e o Seminário Regional, que ocorrerá em 29 de novembro, na UFF, em Niterói. Depois, haverá o Seminário Nacional, em Brasília, no início de 2009”.

Ela acrescentou que cada evento preparatório conta com grupos de trabalho que discutem os quatro eixos temáticos do Ano da Educação: Psicologia, Políticas Públicas Intersetoriais e Educação Inclusiva; Políticas Educacionais: Legislação, Formação Profissional e Participação Democrática; Psicologia em Instituições Escolares e Educacionais; Psicologia no Ensino Médio. As propostas irão ao Seminário Regional e suas conclusões serão levadas  por relatores ao encontro nacional.

Em seguida, Francisca e Rosilene apresentaram uma breve explicação sobre os eixos, que foram aprofundados pelos presentes na leitura dos textos geradores. Também foram apresentadas algumas questões para reflexão sobre cada tema, mas as conselheiras deixaram claro que os grupos tinham liberdade para fugir delas. “As perguntas estão aqui apenas para instigar o debate, ser um ponto de partida”, destacou Rosilene.

Ela ressaltou também que os textos apresentam a posição oficial do Sistema Conselhos sobre cada tema, mas que cada Regional coloca sua interpretação. “O eixo 4, por exemplo, trata da inclusão da Psicologia no Ensino Médio como disciplina obrigatória. O CRP-RJ, no entanto, tem uma posição crítica quanto a essa demanda. Por isso, as questões que colocamos são para gerar um debate sobre ela”.

Após as discussões, os GTs se reuniram em uma plenária para apresentarem suas propostas e compartilhar o debate sobre seus eixos com o restante dos participantes.