No último dia 11 de outubro, o CRP-RJ esteve em Campos dos Goytacazes realizando três atividades. Na parte da manhã, houve a cerimônia de entrega de carteiras aos novos inscritos e os recém-formados em Psicologia tiveram a oportunidade de efetuarem sua inscrição no Conselho. A conselheira Fernanda Brandt efetuou uma palestra aos novos psicólogos para explicar o funcionamento do Sistema Conselhos, as leis que regulamentam a profissão e o Código de Ética.
Em seguida, a Comissão de Orientação e Ética (COE) realizou o quarto evento preparatório para o Fórum de Ética, que ocorrerá em 4 de novembro. O objetivo dos pré-eventos é apresentar as atividades do CRP-RJ e da COE, além de introduzir o debate sobre os laudos psicológicos, a principal fonte das representações éticas que chegam ao Conselho.

Os colaboradores Neli Bernardo e Marco Aurélio de Rezende destacaram que uma das finalidades do Fórum é informar.
Os colaboradores Marco Aurélio de Rezende (CRP 05/27536) e Neli Bernardo (CRP 05/32255) destacaram ainda que uma das finalidades do Fórum é informar. “Percebemos que muitas denúncias que chegavam à COE eram por falta de informação do psicólogo”, afirmou Neli.
Marco abordou a questão do Código de Ética, que já foi modificado duas vezes após sua criação, em 1979. “O Código de 2005 traz mais discussões extra-clínica e é mais geral, com diretrizes amplas, sem fórmulas de conduta”.
Os colaboradores ressaltaram também que, muitas vezes, os psicólogos se vêem diante de decisões éticas difíceis, como os profissionais da área da Justiça que se sentem pressionados por demandas dos juízes. “Não adianta apenas falar para o juiz que não vai fazer determinada prática. O psicólogo tem que apresentar alternativas, mostrar formas mais éticas de conduzir a situação”, sugeriu Neli.
Marco trouxe o exemplo da clínica: “muitas vezes, nos encontramos em situações difíceis e, no calor do momento, tomamos decisões erradas, mesmo tendo a melhor das intenções. Isso pode acontecer porque nos sentimos sozinhos no consultório. Mas podemos contar com o CRP. A COE tem uma psicóloga técnica com experiência, que está lá exatamente para orientar”.

As conselheiras Fernanda Brandt, a esquerda, e Francisca de Assis Rocha Alves, a direita, apresentaram a Comissão de Educação e explicaram como funciona o projeto do Ano da Educação.
Na parte da tarde, os presentes participaram do terceiro evento no Rio do Ano da Educação do Sistema Conselhos. A Comissão de Educação do CRP-RJ conduziu atividades preparatórias para o Seminário Regional, que será no dia 29 de novembro. As conselheiras Francisca de Assis Rocha Alves e Fernanda Brandt apresentaram a Comissão e explicaram como funciona o projeto do Ano da Educação.
“O que vamos discutir aqui hoje e o que tirarmos como proposta será levado, junto com os temas dos outros eventos, para o Seminário Regional. Com a realização do encontro regional estarão concluídas as discussões dos psicólogos e psicólogas do CRP-RJ e as conclusões serão levadas pelos relatores ao encontro nacional a ser realizado em Brasília, com data prevista para o início de 2009”, disse Francisca. Ela acrescentou que as discussões são baseadas em textos geradores sobre quatro eixos temáticos: Psicologia, Políticas Públicas Intersetoriais e Educação Inclusiva; Políticas Educacionais: Legislação, Formação Profissional e Participação Democrática; Psicologia em Instituições Escolares e Educacionais; Psicologia no Ensino Médio.
Após lerem os textos e assistirem a um vídeo que tratou de temas relativos à Psicologia na Educação, os presentes foram divididos em quatro grupos de trabalho. Cada um discutiu um dos eixos e levou suas propostas para uma plenária final, de onde serão tirados os pontos a serem apresentados no Seminário Regional.