Em seu terceiro e último dia, a II Mostra Regional de Práticas em Psicologia promoveu atividades dentro de vários campos da profissão. Abrindo o dia, foi realizada uma mesa redonda como tema “A maioridade do ECA”, que fez um balanço dos avanços e do que ainda precisa ser feito para uma completa implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Participou do debate a psicóloga conselheira da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ e membro do Grupo Tortura Nunca Mais Cecília Coimbra. A também psicóloga e conselheira da Comissão de Psicologia e Justiça do CRP-RJ Eliana Olinda mediou a discussão.
Na parte da tarde, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-RJ promoveu a oficina “A Comissão de Orientação e Fiscalização e a arteterapia: novos caminhos para a orientação profissional”. Os psicólogos e estudantes participantes também apresentaram oficinas e debates a partir de trabalhos relacionados às suas práticas.
Em seguida, a Comissão de Saúde do CRP-RJ organizou a roda de conversa “Acupuntura e Psicologia: diálogos possíveis?”. Os palestrantes convidados Valéria Valmario (acupunturista, shiatsuterapeuta e coordenadora do Espaço Corpointegrado), Donati Caleri (psicólogo, acupunturista e diretor da Associação Sino Brasileira de Acupuntura) e Marcos Fioravanti (psicólogo eacupunturista) falaram aos presentes sobre o uso da acupuntura por psicólogos.
Simultaneamente, a Comissão de Psicologia e Justiça do CRP-RJ realizou a oficina “Labirintos do diálogo”, que discutiu a atuação do psicólogo com jovens no Sistema Judiciário, com foco na defasagem entre o lugar instituído para esse profissional e o que ele de fato realiza nas instituições. Foram expostas experiências que mostram que muitas vezes essa discrepância é necessária para permitir uma prática humanizada com os adolescentes atendidos no Degase e nos Conselhos Tutelares, em vez de atender somente às solicitações técnico-administrativas.
No início da noite, foi realizada a cerimônia de encerramento, com participação do conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes, do psicólogo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Ademir Pacelli, do psicólogo da Secretaria Estadual de Saúde e ex-conselheiro do CRP-RJ Nélio Zuccaro, da coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida Campus Tijuca, Solange Souto, e da conselheira do CRP-RJ Vivian Fraga.
Durante a cerimônia, foi divulgado o resultado do Prêmio Monográfico Margarete de Paiva Simões Ferreira, que premiou três estudantes e três profissionais de Psicologia por seus trabalhos na área de Políticas Públicas. Os presentes prestaram homenagem a Margarete, psicóloga falecida em dezembro de 2006 e escolhida pelo CRP-RJ para dar nome ao Prêmio devido à sua atuação na defesa das Políticas Públicas na Saúde. O Prêmio foi entregue pelo professor Pacelli, marido de Margarete.
Encerrando a II Mostra, houve apresentação da Banda Sistema Nervoso Alterado, formada por usuários de saúde mental, psicólogos e outros músicos simpatizantes da Luta Antimanicomial.
A II Mostra, organizada pelo CRP-RJ, foi realizada de 10 a 12 de julho, na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca.
Veja mais notícias sobre a II Mostra.
12 de julho de 2008