Está em andamento na Câmara Municipal de São Paulo um Projeto de Lei (PL) que propõe serviços especializados em dislexia voltados a alunos da rede municipal de ensino.
Tende a atribuir a um suposto distúrbio neurológico genético dos alunos a explicação para suas dificuldades em aprender a ler e a escrever produzidas, essencialmente, por problemas no ensino, estigmatizando-os.
Duplica ações de competência da Saúde, do SUS, dentro de uma concepção retrógrada de assistência à Saúde e de relações entre Saúde e Educação.
É um dos diversos Projetos de Lei que estão em trâmite no Brasil, centrados na dislexia, sem questioná-la. É parte do processo de patologização de questões sociais e de dificuldades escolares em especial.
É preciso que a sociedade seja informada sobre o quanto o conceito de dislexia é polêmico, que defenda suas crianças e adolescentes, a Educação e as conquistas do SUS.
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Clique aqui para ler o Projeto de Lei, no site da Câmara Municipal de São Paulo.
Fonte: Site do CRP-SP