auto_awesome

Noticias






Psicólogos ajudam vítimas de chuvas em Itaipava


Data de Publicação: 12 de março de 2008


As chuvas que castigaram o distrito de Itaipava, em Petrópolis, entre fevereiro e março, levaram a perdas materiais e humanas. A ação imediata e contínua dos diversos órgãos que trabalharam em conjunto – Secretarias Municipais (Saúde, Trabalho, Educação e outras), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil – e a mobilização da população conseguiram minimizar a catástrofe que se abateu sobre a localidade.

A Supervisão de Saúde Mental da Atenção Básica implantou o atendimento de urgência à população mais castigada pelas perdas nos bairros de Lajinha, Gentio, Benfica, Madame Machado e Boa Esperança. Os psicólogos da Coordenação de Saúde Mental do Município, assim como da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania também participaram desse esforço conjunto.

Os primeiros estragos foram causados por fortes chuvas no primeiro fim de semana de fevereiro.  Deslizamentos de terra causaram nove mortes e deixaram 12 feridos em Itaipava. Em todo o município de Petrópolis, o temporal deixou duas mil pessoas desalojadas e 150 desabrigadas. A maior parte foi levada para a casa de familiares ou abrigos da prefeitura.

No dia 5 de março, um novo temporal causou enchentes. Foi montada uma equipe de emergência, que começará a receber treinamento no próximo dia 26. Além disso, os psicólogos da prefeitura que já trabalhavam na região continuam fazendo o acompanhamento das vítimas das chuvas.

Em breve, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com a coordenação da Dra. Sandra Fortes, será realizado um Curso de Atualização em Estresse Pós-Traumático para as Equipes do Programa Saúde da Família.

O CRP-RJ está preparando uma equipe básica de ação da Psicologia das Emergências e dos Desastres no município de Petrópolis, através de psicólogos voluntários para atuação em situações de emergências.