CRP-RJ LANÇARÁ FORMULÁRIO DE LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O CONHECIMENTO DA CATEGORIA SOBRE O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. FIQUE ATENTA (O) PARA PARTICIPAR!
Ação será a primeira do recém criado Grupo de Trabalho Maconha e Psicodélicos e abrirá formulário em breve
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Trabalho Maconha e Psicodélicos realizará, em breve, um levantamento através de um formulário on-line a respeito de quais os posicionamentos e conhecimento da categoria do Estado do Rio de Janeiro frente ao uso da maconha e dos psicodélicos no Brasil, a fim de posteriormente gerar pesquisas e informações que sejam relevantes para nossa atuação nos mais diversos âmbitos.
Com formulário online, que possibilita um maior alcance de participação, a ação tem como pressuposto as propostas do Congresso Nacional de Psicologia – CNP – sobre o tema, procurando refletir sobre o estigma do medo e da “guerra às drogas”, além de levantar questões sobre as pesquisas dos benefícios dessas substâncias psicoativas, sejam elas de origem vegetal ou sintética.
A partir do posicionamento clínico, ético e político da Psicologia e do Sistema Conselhos diante das temáticas relacionadas à maconha e aos psicodélicos, no âmbito dos eixos do encarceramento e do uso terapêutico e industrial, coloca-se em evidência a luta pelos Direitos Humanos e pela Democracia na contemporaneidade, de forma ampla e irrestrita.
A Psicologia, como ciência e profissão, deve atender às demandas sociais, acompanhando a evolução e transformação da sociedade e, sempre em consonância com o Código de Ética do Psicólogo (Resolução CFP Nº 010/05).
Convidamos profissionais e estudantes de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro para contribuir para o desenvolvimento de práticas de atenção e cuidado ao sofrimento físico, psíquico, espiritual, cultural e social relacionado às substâncias psicoativas.