auto_awesome

Noticias






Pensamento de Carl Rogers é discutido em evento do CRP-RJ


Data de Publicação: 7 de novembro de 2007


Na segunda-feira, 5 de novembro, o CRP-RJ realizou o evento “Abordagem Centrada na Pessoa depois de Rogers”. O palestrante convidado foi o professor mexicano Alberto Segrera, da Universidad Iberoamericana Ciudad de México. Segrera é criador dos Fóruns Internacionais da Abordagem Centrada na Pessoa, fundador e diretor dos Arquivos Internacionais da Abordagem Centrada na Pessoa e da Rede Ibero-americana Centrada na Pessoa.

O professor mexicano Alberto Segrera comentou brevemente o trabalho de Carl Rogers, afirmando que, para ele, o termo ‘abordagem’ era mais amplo que ‘terapia’.

O professor mexicano Alberto Segrera comentou brevemente o trabalho de Carl Rogers, afirmando que, para ele, o termo ‘abordagem’ era mais amplo que ‘terapia’.

O professor comentou brevemente o trabalho de Carl Rogers [1902, EUA – 1987], afirmando que, para ele, o termo ‘abordagem’ era mais amplo que ‘terapia’. Ele destacou que boa parte do trabalho de Rogers estava voltada para a terapia e que o psicólogo preferia a palavra ‘pessoa’, em vez de ‘cliente’. “Seu trabalho acabou sendo centrado na terapia. Se a abordagem fica viva é porque as pessoas interessadas nisso vão além de Rogers”, destacou Segrera.

Alberto Segrera expôs a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) em duas linhas: a primeira migrando da unidisciplinaridade do método para a transdiciplinaridade; a segunda, migrando da uniformidade para a diversidade, nos campos de prática profissional. “É impossível compreender o ser humano a partir de uma só perspectiva. São essenciais posições de outras disciplinas: Sociologia, Educação…”, apontou o professor.

Segrera explicou que os trabalhos baseados em Rogers têm “diferentes matizes”: há uma versão clássica, mas também uma série de ramificações, como o eixo fenomenológico, o baseado na transcendência e a linha expressiva.

O professor expôs um panorama sobre ACP no mundo hoje, afirmando ser necessário o fortalecimento de publicações a respeito do tema, principalmente nos países latino-americanos. Segrera cobrou regularidade nas publicações existentes sobre ACP e reforçou que profissionais devem atentar para a grande contribuição que recursos tecnológicos podem conferir à divulgação e arquivamento de trabalhos.

Acesse: Archivos Internacionales del Enfoque Centrado en la Persona. O Portal está disponível em sete línguas, inclusive português.



pensamento-de-carl-rogers-e-discutido-em-evento-no-crprj01-300x223.jpg