auto_awesome

Noticias






Inscrição de teses para o Congresso Regional de Psicologia já estão abertas


Data de Publicação: 28 de fevereiro de 2007


As inscrições para apresentação de teses para o VI Congresso Nacional de Psicologia já estão abertas. Mas, antes de qualquer apresentação de propostas é necessário esclarecer: o que é uma tese e como enviá-la?

Segundo o regulamento do VI CNP, que pode ser encontrado no site www.pol.org.br/vicnp, a tese é uma proposta que inclui a análise da realidade da Psicologia e o apontamento das urgências e necessidades, as diretrizes que estão sendo indicadas e as sugestões de ações que buscam garantir a situação desejada. Ou seja, podemos afirmar que as teses apresentadas ao VI CNP constituirão indicações de ação para o Sistema Conselhos de Psicologia. Neste sentido, estas propostas interferem diretamente na política do Sistema.

Apenas profissionais psicólogos podem apresentar teses. Para que a apresentação destas propostas seja feita de forma clara, foi elaborada uma ficha de inscrição, que pode ser acessada pelo linkwww.crprj.org.br/corep/6000.asp

Preenchimento da ficha de inscrição de teses

Após acessar a ficha, preencha seus dados pessoais, que ajudarão o regional a atualizar seu banco de dados. Depois, o psicólogo proponente deverá identificar a região da qual é morador, para que sua proposta seja votada posteriormente no pré-Congresso da mesma região. Em seguida, ele deverá escolher em qual dos três eixos propostos este ano sua tese se encaixa melhor e apontar o tema de sua tese.

Na caixa “Descrição da situação problema”, deverão ser apontados os problemas identificados pelo proponente para aquele determinado tema. Por exemplo, se o psicólogo quer apresentar uma tese para melhoria dos instrumentos de avaliação psicológica, ele pode dizer, por exemplo, que a maioria dos testes não está validada e padronizada ou que os instrumentos têm mau uso em diversas instituições, onde se pirateia e copia os testes.

No espaço “Diretriz(es) para ação do sistema conselhos”, o proponente deverá apontar os objetivos que o Sistema Conselhos deve atingir. Assim, usando o mesmo exemplo, o psicólogo poderá dizer que para qualificar o instrumental técnico de avaliação psicológica, os conselhos devem garantir sua adequação à realidade ou o controle sobre seu uso e comercialização e sobre sua produção, comercialização e utilização, que devem ser feitas com responsabilidade.

Na caixa “Encaminhamentos”, o psicólogo deverá especificar quais ações os conselhos devem seguir para alcançar as diretrizes apontadas no espaço anterior. Então, o psicólogo poderia dizer que uma solução para os problemas dos testes psicológicos é convocar os editores e exigir responsabilidade pela qualidade dos instrumentos que são comercializados ou produzir resoluções sobre a qualidade de produtos e serviços psicológicos ou ainda realizar campanha de valorização dos instrumentos junto ao Judiciário e outras instituições.

Sua participação é de extrema importância! Não deixe passar a oportunidade de fazer valer sua opinião. Participe!

28 de fevereiro de 2007