auto_awesome

Noticias






I Fórum Nacional de Psicologia e Saúde Pública


Data de Publicação: 6 de novembro de 2006


Para se discutir “Contribuições Técnicas e Políticas dos Psicólogos para avançar o SUS – Sistema Único de Saúde”, foi realizado, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, em Brasília-DF, o I Fórum Nacional de Psicologia e Saúde Pública. O objetivo do evento era promover a discussão das políticas públicas de saúde implantadas em todo o país e produzir propostas de intervenção da Psicologia, incluindo a formação e o exercício profissional do psicólogo em saúde pública.

Estiveram presentes ao Fórum 50 delegados oriundos dos 16 Conselhos Regionais de Psicologia, além de três delegados do Conselho Federal de Psicologia. A delegação do CRP-RJ compunha-se do delegado designado pelo plenário, conselheiro Nélio Zuccaro (CRP 05/1638), e das psicólogas eleitas no Fórum Regional, Ana Carla Souza S. da Silva (CRP 05/18427) e Marise Leão Ramoa (CRP 05/14615) – suplente substituta da psicóloga Margarete de Paiva Simões (CRP 05/5604) –, além da psicóloga Sônia Batista (CRP 05/1546), na função de observadora. O CRP-RJ também participou da Comissão Organizadora Nacional do evento, através da psicóloga Patrícia Jacques Fernandes (CRP 05/27690), colaboradora da Comissão de Saúde.

A mesa de abertura do Fórum ocorreu no dia 20 e contou com a presença da presidente do CFP, Ana Bock, da coordenadora da comissão organizadora nacional do Fórum, Rejane Cavalcanti, do presidente da ABEP, Marcos Ferreira, além dos representantes do Ministério da Saúde, Tânia Grigolo, e da Organização Pan-Americana de Saúde, Eduardo Navas.

O vice-presidente do CFP, Marcus Vinicius, deu início à conferência, dando ênfase ao compromisso ético de se garantir à sociedade brasileira acesso universal ao sistema de saúde e ressaltando que o Sistema Conselhos de Psicologia deve se empenhar para fazer expandir a consciência do SUS entre os psicólogos.

Foram levadas ao Fórum Nacional 577 propostas oriundas dos Fóruns Regionais, que, após um trabalho de sistematização por parte da comissão organizadora, resultaram em 208 propostas encaminhadas aos Conselhos Regionais para apreciação dos delegados.

Conforme organização prévia e levando em conta os eixos do Fórum (Desafios, Avanços, Formação e Prática), os delegados foram distribuídos em três Grupos de Trabalho. O eixo Prática, por conter um maior número de propostas, teve o seu conteúdo dividido entre os GTs. Cada GT teve como tarefas apreciar, votar, sistematizar e apresentar destaques de cerca de 70 teses antes destas serem submetidas à plenária final, no dia 22 de outubro. Nela, todos os delegados reunidos tiveram nova oportunidade de apreciar as propostas debatidas nos GTs para então decidir se as aprovariam na íntegra ou se apresentariam destaques de alteração do texto ou rejeição integral da tese.

Foram analisadas na plenária final 108 propostas, sendo 16 rejeitadas, 48 aprovadas sem emendas, 27 aprovadas com alterações e 17 não apreciadas. Pretende-se que o material produzido durante o evento subsidie documentos e ações do Sistema Conselhos no campo das políticas públicas em saúde.