O Conselho Federal de Psicologia e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia tiveram uma reunião no dia 21 de setembro com representantes do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça para discutir a participação dos psicólogos nos processos de Conciliação. Na audiência, a Dra. Germana Moraes, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reafirmou a importância da participação dos psicólogos nos processos de Mediação e afirmou que o Conselho de Justiça apoiará as iniciativas do CFP e da ABEP, a serem tomadas em parceria com o Ministério da Justiça, de qualificação dos psicólogos para atuarem como conciliadores e também de construção de referências para atuação dos psicólogos nos processos de Conciliação.
Embora a Mediação Judicial, no Brasil, seja feita por advogados, as ações de Mediação fora do âmbito judicial vêm crescendo nos últimos anos, onde os psicólogos têm se destacado.
Segundo Pierpaolo Bottini, da Secretaria de Reforma do Judiciário, presente à reunião desta manhã, é preciso que o Brasil crie uma cultura de conciliação, para que encontre uma forma adequada de resolver seus problemas e possa reduzir o número de processos judiciais: “em países desenvolvidos, o índice de conciliação é de cerca de 70%, enquanto que, no Brasil, esse número está entre 30 e 35%”, lembra ele.No final do mês de agosto o CNJ lançou o projeto “Conciliar é legal”, uma mobilização nacional para induzir na sociedade a cultura de que o entendimento entre as partes é sempre o melhor caminho para o encerramento de um processo, sem a necessidade de disputas judiciais.
O encontro entre Ministério, Conselho Nacional, CFP e ABEP lançou as bases para possível evento que vai acontecer ainda neste ano de 2006, sobre Psicologia e Conciliação. Este evento deverá ser realizado pelo Ministério da Justiça, ABEP e Conselho de Psicologia, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça. Para este evento, o CFP está buscando mapear os psicólogos que já trabalham com conciliação no Brasil.
Para obter mais informações sobre o Projeto Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça, acesse www.conciliar.cnj.gov.br .
Se você é um psicólogo que atua em Conciliação, ou se conhece algum psicólogo nesta área de trabalho, pode informar para [email protected] .
Representou o CFP na reunião a presidente Ana Mercês Bock. A ABEP foi representada pela diretora Liliana Santos.
Fonte: Site do CFP