auto_awesome

Noticias






Hospital Psiquiátrico de Jurujuba em Niterói discute os problemas na rede de Saúde Mental


Data de Publicação: 8 de agosto de 2006


Aconteceu na sexta-feira, dia 4 de agosto, às 14 horas no Hospital Psiquiátrico de Niterói, o terceiro encontro do Grupo Intersetorial de Saúde Mental. O grupo é formado por diversos representantes da área de saúde e de secretarias do Governo municipal preocupados com a questão das pessoas em tratamento psiquiátrico. Liderado pela Dra. Suely Azevedo Costa, diretora assistencial do HPJ, e pelo psicólogo Walter Melo, colaborador da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Pscologia (CRP/RJ), o grupo conta também com a participação de estagiários e profissionais dos quatro Centros de Atenção Psico-Social (CAPS), do Ministério Publico de Niterói, além de Secretarias de Assistência Social, Cultura, Educação, Direitos Humanos, entre outras.
De acordo com a Elisângela Onofre, coordenadora da Enfermaria de Longa Permanência do HPJ e do CAPS de Álcool e Drogas, a idéia de formar o grupo de trabalho surgiu pela necessidade de assegurar os direitos básicos, como identidade e CPF, dos doentes mentais, defendido pela lei federal 10.216 de 2001 do deputado Paulo Delgado.

Na última reunião, o Grupo propôs, com o intuito de garantir o direito à cidadania destes pacientes, realizar uma série de eventos com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e promover discussões, debates e uma maior reflexão sobre o tema.

Foram formadas quatro comissões organizadoras. A primeira será responsável pela organização dos eventos do ano que vem em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado todos os anos no dia 18 de maio. 2007 será a primeira vez que o CRP irá apoiar os eventos de Niterói diretamente. A segunda comissão está encarregada dos processos de obtenção de certidões tardias para doentes internados há muitos anos. A terceira comissão congrega profissionais responsáveis pela obtenção da 2º via de identidade e CPF dos pacientes. A última comissão será responsável por organizar uma mesa de debate sobre o tema “Saúde Mental e a Curatela” com a participação de defensores públicos contra a curatela de pacientes psiquiátricos.