auto_awesome

Noticias






Comissão de Saúde realiza Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública


Data de Publicação: 1 de agosto de 2006


Nos dias 01 e 29 de julho, o Conselho Regional de Psicologia promoveu dois eventos que compuseram o I Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública do Rio de Janeiro. Com o objetivo de discutir a política de saúde implantada no país, os eventos reuniram psicólogos e estudantes de psicologia para votar propostas específicas de intervenção da psicologia na área da saúde pública.

O conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes, abriu os dois eventos, realizados no Hotel Novo Mundo e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. No primeiro, falou sobre o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, o CREPOP, criado para sistematizar e difundir o conhecimento e as práticas psicológicas aplicadas ao setor público estatal do mercado profissional. “O CREPOP é um importante instrumento para os psicólogos que pretendem atuar com políticas públicas e o CRP-05 está trabalhando para que ele se concretize”, disse Novaes. No segundo evento, o conselheiro falou sobre o calendário do CRP-RJ em 2007, ano eleitoral para o Sistema Conselhos. Ele anunciou a realização do Congresso Regional de Psicologia (COREP) em preparação para o Congresso Nacional de Psicologia (CNP), evento onde os CRPs podem propor mudanças na legislação que regulamenta a atuação do psicólogo. Ele também anunciou a realização da I Mostra Regional de Práticas em Psicologia, em março de 2007, que pretende reunir todos os psicólogos do estado para que estes mostrem e divulguem seus trabalhos.

O coordenador da Comissão de Saúde do CRP-RJ, conselheiro Nélio Zuccaro, foi o segundo a falar nos dois eventos, recapitulando as discussões dos quatro eventos preparatórios ao Fórum realizados em maio e explicando seus objetivos. Ele lembrou a importância do evento, pois “essa é a primeira vez que os psicólogos estão se reunindo para falar sobre sua participação na saúde pública”.

Após a abertura, foram apresentadas e debatidas as 33 propostas que haviam sido feitas durante os eventos preparatórios e pela internet. Destas 33, 27 foram aprovadas e serão apresentadas durante o Fórum Nacional de Saúde, que será realizado em outubro, em Brasília.

Durante o fórum, foram também escolhidos os delegados que representarão o CRP-RJ no Fórum Nacional de Saúde. Foram eleitas como delegadas: Ana Carla Souza Silveira da Silva, colaboradora da Comissão de Diretos Humanos do CRP-RJ e Margarete de Paiva Simões Ferreira. Como observadora, participará do Fórum Nacional a psicóloga participante da Comissão Organizadora do Fórum Regional, Sonia Batista. Foram eleitos como suplentes Marise Leão Ramoa, Edicleia Mascarenhas Fernandes e Sandra Lucia Filgueiras.

Finalizando os dois eventos, a psicóloga colaboradora do CRP-RJ, Irene Bulcão, responsável pela implantação do CREPOP no Rio de Janeiro, distribuiu, para que os participantes preenchessem, um questionário que ajudará o CRP-RJ a organizar o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas no Rio de Janeiro.