auto_awesome

Noticias






Começa hoje o seminário “A questão da terra: desafios para a Psicologia”


Data de Publicação: 18 de julho de 2006


“Esta, a ligação do homem com a terra, é uma das questões mais sintomáticas da sociedade brasileira. É onde principiam as desigualdades. A impossibilidade do acesso à terra leva ao sofrimento e à miséria”. É com esta visão, sintetizada pelo vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Marcus Vinícius de Oliveira, que psicólogos do Brasil inteiro vão se encontrar em Brasília, de hoje ao dia 22 de julho, no seminário “A questão da terra: desafios à Psicologia” para debaterem os desafios que a questão da terra impõe à Psicologia.

No seminário estarão presentes quebradeiras de coco, comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores atingidos por barragens, indivíduos de acampamentos e assentamentos rurais, representantes dos sem-teto, grupos e movimentos ligados à questão da terra. “A terra é o centro por meio do qual se constrói a realidade”, afirma a psicóloga Magda Gebrim. E é aí que se insere este grande desafio à Psicologia: é preciso conhecer a relação humana com a terra, para atuar de maneira eficaz nessas comunidades.

O Seminário Nacional acontece no espaço da Finatec, campus da UNB. Participarão da mesa de abertura o Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Rolf Hackbart, a presidente do CFP, Ana Mercês Bock, e representantes do Fórum Nacional pela Reforma Agrária. Ao final do evento será discutida a criação de uma “rede nacional de investigação, ensino e trabalho em psicologia, e a questão da terra”.

O Seminário será transmitido ao vivo pelo site: www.pol.org.br/seminariodaterra
Informações: (61) 2109 0107 / 21090142
Fonte: Site do CFP

20 de julho de 2006