auto_awesome

Noticias






Conselho Federal e Regionais de Psicologia realizam ação inédita em clínicas de trânsito de todo o País


Data de Publicação: 26 de junho de 2006


Os Conselhos de Psicologia vêm trabalhando para que os serviços prestados pelos psicólogos nas clínicas de trânsito tenham qualidade e possam ser efetivamente uma contribuição da Psicologia para a solução dos graves problemas que a sociedade enfrenta neste campo. Com esta finalidade, 14 dos 16 Conselhos Regionais de Psicologia, coordenados pelo Conselho Federal, realizaram, no início do mês, uma ação conjunta em clínicas de avaliação psicológica para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação.

A ação inédita e realizada simultaneamente em todo o Brasil avaliou a situação do atendimento psicológico nas clínicas credenciadas pelo DETRAN. Para isso, os responsáveis pela fiscalização, além de verificarem a adequação da atividade dos psicólogos nas clínicas, aplicaram um questionário para caracterizar as condições em que essas avaliações são realizadas.

O CRP-RJ também participou desta ação. Segundo a Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-05, foram visitadas oito clínicas, seis no município do Rio de Janeiro e duas na Baixada Fluminense. A COF lembra que é prática do Conselho fazer o trabalho de orientação e fiscalização nas clínicas do Rio de Janeiro que tenham registro ou cadastro conosco com certa periodicidade, mas essa foi a primeira vez que as unidades responderam a um questionário. Foram detectadas irregularidades em algumas das unidades visitadas, que foram orientadas sobre os padrões exigidos pela lei. Representantes da COF retornarão a essas clínicas para garantir que as modificações pedidas tenham sido feitas.

A ação conjunta foi a primeira fase de um projeto que visa traçar um panorama da situação do segmento no país, bem como, propiciar a discussão do trânsito dentro da perspectiva da necessidade de se debater as relações sociais e questões relativas aos aspectos subjetivos presentes nos espaços de circulação, e mobilidade humana, incluindo aí a necessidade de políticas de transporte e ocupação dos espaços públicos, que garantam a inclusão e a convivência saudável, pacífica e solidária de todos os grupos da população, como pedestres, motoristas e trabalhadores, entre outros. Os dados obtidos resultarão em um relatório final que trará o perfil das clínicas de avaliação psicológica no Brasil e será encaminhado aos DETRANs de todo o país.

Também dentro desta iniciativa, o CRP-RJ está organizando o encontro “Mobilidade Humana e cidadania: transitando pela psicologia”. Com o objetivo de debater sobre novas possibilidades de intervenção do psicólogo em questões de trânsito e mobilidade, o evento será realizado no dia 12 de agosto, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. Fique atento ao site do CRP-RJ para novas informações.

Fonte: POL e COF (CRP-RJ)

28 de junho de 2006