auto_awesome

Noticias






Psicólogos participam do Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu


Data de Publicação: 28 de março de 2006


Nova Iguaçu se tornou a capital da educação entre os dias 23 e 26 de março, quando aconteceu na cidade o Fórum Mundial de Educação, que atraiu mais de 30 mil pessoas. O evento, que contou com a participação do CRP-05, teve como objetivo reunir estudantes, educadores, entidades sindicais, movimentos sociais, fundações, governos, empresas, organizações não-governamentais, universidades e escolas para, juntos, buscarem a garantia dos direitos sociais para todos, por meio de projetos político-pedagógicos, a chamada Educação Cidadã.

A abertura do Fórum foi realizada no dia 23 com a Marcha pela Paz. A concentração aconteceu em frente à Prefeitura de Nova Iguaçu, com discursos de trabalhadores, políticos e o prefeito da cidade, Lindberg Farias. Estiveram presentes diferentes grupos, como sindicatos de professores e integrantes de partidos políticos, que se manifestaram a respeito dos problemas na área de educação.

A caminhada foi realizada ao longo da Via Light, uma das principais da cidade, e ao final houve o Ato de Abertura, com a participação do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e de representantes da Presidência da República e do Ministério da Cultura. O CRP-RJ estava representado pela Conselheira Rosilene de Cerqueira.

No sábado, dia 25, o CFP organizou uma mesa redonda com o tema “Educação Inclusiva: por uma escola mundo onde caibam todos os mundos”, que teve participação da presidente do CFP, Ana Bock, e de representantes dos Conselhos Regionais do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Também houve palestras do médico Wagner Ranña, de Cláudia Werneck, jornalista e presidente da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, de Fábio Meireles, também membro da escola de Gente, e de Fábio Adiron, membro do Fórum Nacional de Educação Inclusiva de São Paulo.

O objetivo da mesa foi debater a questão da educação como um direito de todos e a necessidade de produzir transformações na direção de uma sociedade realmente inclusiva, além de trabalhar para que a psicologia esteja a serviço da construção da educação inclusiva do país.