auto_awesome

Noticias






CREPOP começa a ser implantado no CRP


Data de Publicação: 16 de fevereiro de 2006


Um importante instrumento de sistematização e difusão do conhecimento e das práticas psicológicas aplicadas ao setor público no meio profissional será implantado em breve em todos os Conselhos Regionais de Psicologia. Aprovado pela Assembléia de Políticas Administrativas e Financeiras do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf) no dia 17 de dezembro, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) será de grande auxílio aos psicólogos que pretendem atuar com políticas públicas.

A implantação do CREPOP já começou no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ). Na plenária de janeiro, o presidente José Novaes foi escolhido para ser provisoriamente o conselheiro responsável pelo Centro de Referência junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP). Por meio de uma determinação da Coordenadoria Geral do CREPOP, o próximo passo será selecionar um técnico responsável por implantar o Centro de Referência no Conselho CRP-RJ.

Segundo José Novaes, “o Centro de Referência será importante para incentivar e pressionar os poderes públicos nos níveis federal, estadual e municipal a criar políticas públicas em que estejam presentes os psicólogos. Dessa forma, a população mais pobre que não tem acesso a tratamento psicológico poderá ser assistida”. Ainda segundo o presidente do CRP, o CREPOP também ajudará a criar um mercado de trabalho para os psicólogos.

A implantação do CREPOP começa com a convocação dos psicólogos que trabalham na área de políticas públicas para o relato de suas experiências. Uma vez reunidas, essas informações serão sistematizadas e inseridas como dados no Centro. Assim, o CREPOP deverá se tornar um centro de documentação e de referências técnicas ao psicólogo, aos gestores públicos e às instituições formadoras sobre a presença e as ações profissionais dos psicólogos nas políticas públicas.

Primeiramente, o mapeamento dos psicólogos que atuam no âmbito das políticas públicas terá como ênfase aqueles profissionais que trabalham na área da saúde, já que 2006 é o ano da Psicologia e Saúde para os conselhos regionais. O CREPOP contará com uma estrutura descentralizada com um núcleo nacional instalado no CFP e unidades locais em cada um dos 16 conselhos regionais.