No dia 2/12, profissionais e estudantes de psicologia se reuniram no auditório do CRP-RJ para realizar o último Trocando em miúdos do ano. O evento, que ocorre mensalmente, é um espaço onde os psicólogos podem pensar e problematizar temas relacionados às atividades profissionais. A discussão gerou em torno do tema “Direitos Humanos, Psicologia e Comunicação”.
A conselheira Maria Beatriz Sá Leitão deu início ao evento, divulgando no Rio de Janeiro a Campanha Nacional de Direitos Humanos (CFP), cujo tema é “O que é feito para excluir não pode incluir”. O objetivo da campanha é problematizar a violência, a tortura e a humilhação nas práticas de encarceramento.
Em seguida, formou-se a mesa de discussão, com participação das conselheiras do CRP-RJ Alessandra Daflon e Cecília Coimbra e Cláudio Salles, da rádio comunitária Pop Goiaba, de Niterói. Cláudio falou sobre a digitalização da televisão e do rádio no Brasil, que deverá acontecer nos próximos anos, além da perseguição feita às rádios comunitárias.
“Nós temos que pensar para quem vão as concessões de rádio e televisão no Brasil. Porque quem tem essas concessões hoje não quer nem discutir como será com a digitalização. Existirão mais canais de TV e mais rádios. Como será feito então o controle social?”, disse Cláudio.
O Trocando em Miúdos é um evento aberto. Todos os profissionais interessados são convidados a participar.