auto_awesome

Noticias






CRP-RJ presente no Encontro Nacional dos Psicólogos do Sistema Prisional


Data de Publicação: 16 de novembro de 2005


Nos dias 10 e 11 de novembro, realizou-se em Brasília o Encontro Nacional dos Psicólogos do Sistema Prisional com o tema “Atuação dos psicólogos no Sistema Prisional”, cumprindo assim mais uma etapa do processo iniciado há três meses através da parceria do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Essa parceria foi feita com o objetivo de estabelecer as atribuições, as competências e um programa de formação profissional para todos os psicólogos do país que trabalham nesse campo. Para alcançar esse objetivo, os Conselhos Regionais encaminharam aos psicólogos do sistema prisional dos estados um questionário com a finalidade de mapear as atividades por eles desenvolvidas.

Em seguida, cada Conselho Regional organizou seu próprio Encontro Regional dos Psicólogos do Sistema Penitenciário, o que no Rio de Janeiro aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro na sede do CRP-RJ. O Encontro Regional contou com a presença de cerca de 80% dos  psicólogos do sistema prisional do estado, que participaram de forma bastante ativa e produtiva.
Os questionários e as propostas resultantes dessas etapas foram então encaminhados ao CFP, que as organizou de modo a serem trabalhadas pelos psicólogos durante o Encontro Nacional. As diretrizes, atribuições, competências e sugestões para a formação do psicólogo do sistema prisional elaboradas durante o Encontro Nacional serão encaminhadas ao DEPEN, órgão que tem como uma de suas atribuições elaborar e executar programas de capacitação para os trabalhadores do sistema penitenciário.

“Este foi um momento único dos psicólogos que atuam no sistema penitenciário, apoiados pelo CFP e seus Regionais, num exercício democrático de consulta aos profissionais que estão na ponta do trabalho”, disse Márcia Badaró, conselheira do CRP-RJ e psicóloga do sistema penitenciário do Rio de Janeiro. Márcia e outras três psicólogas que também trabalham no sistema representaram o CRP-RJ no Encontro Nacional.

Durante o encontro em Brasília foi lançada a nova Campanha Nacional das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de  Psicologia. Com o tema “O que é feito para excluir não pode incluir”, a campanha se posiciona fortemente pelo fim da violência nas práticas de privação de liberdade.