Em alusão ao dia nacional das tradições de raízes de matrizes africanas e nações do candomblé, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, através da subsede da baixada fluminense esteve presentes em evento organizado pela defensoria pública no município de Belford Roxo cujo objetivo foi discutir o fomento a políticas públicas de promoção de proteção e garantia de direitos aos poucos de terreiros no Rio de Janeiro. O combate ao racismo religioso manifesto através da intolerância e violência direcionada às tradições de matrizes africanas segue sendo urgente e fundamental na construção de políticas institucionais.
Na ocasião, o CRP RJ foi representado pelo conselheiro Thiago Rodrigues, coordenador da subsede baixada e pela conselheira presidenta Céu Cavalcanti.
Sobre o evento, o conselheiro Thiago comenta: “é extremamente importante que estejamos alinhados a outras instituições e saberes, criando diálogos e parcerias em busca do fim de todas formas as discriminações ou preconceitos, principalmente os de origem étnico-racial”
Em concordância, a conselheira Céu comenta que “garantir proteção, respeito e cuidado não patologizante às pessoas de terreiro que chegam nos serviços de psicologia é ainda debate e ação fundamental. O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, assume aqui o compromisso de fomentar o combate à intolerância religiosa tanto desde suas inserções nos diferentes conselhos de direitos quanto através de nossas composições de orientação para a categoria profissional do estado do Rio de janeiro. É inadimissivel que a psicologia seja mais um instrumento de legitimação de violência e patologização das cosmovisões de terreiro e das pessoas que delas compartilham.”