A data que marca a luta das mulheres da classe trabalhadora por direitos trabalhistas e eleitorais, nos convoca anualmente para analisarmos as conquistas e retrocessos no que diz respeito aos direitos das mulheres, e buscarmos avanços na proteção e na elaboração de políticas públicas efetivas.
Dentre as situações vivenciadas por mulheres brasileiras baseadas em seu gênero, podemos citar como exemplos: a tripla jornada de trabalho – que inclui emprego, trabalho doméstico, cuidado com os filhos – , sobrecarga materna, violência obstétrica, violência doméstica, importunação sexual em transporte público, assédio moral e sexual em ambiente de trabalho, abuso e exploração sexual infantil, pobreza menstrual, trabalho escravo doméstico, estupro, feminicídio, entre tantas outras.
O CRP-RJ convida a categoria à reflexão sobre como a nossa sociedade percebe as mulheres na contemporaneidade e os impactos que reverberam subjetiva e objetivamente sobre a realidade destas.
Na nossa prática profissional, em todos os campos de atuação da Psicologia no atendimento às mulheres, cabe analisarmos os fatores de gênero, raça, etnia, deficiências, classe, orientação sexual e território, como marcadores sociais que modificam a experiência subjetiva e objetiva da pessoa atendida, e a partir desta análise crítica, desenvolvermos estratégias de intervenção que tenham possibilidade de buscar a proteção integral da pessoa; e até propor políticas públicas efetivas para o território que levem todos os fatores acima em consideração.
Através dos Conselhos de políticas públicas, a sociedade civil pode monitorar, avaliar e fiscalizar os serviços oferecidos à população a nível municipal e estadual. O CRP-RJ conta, atualmente, com representantes nos Conselhos de Direitos da Mulher (COMDIM) de Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Resende.
Para saber mais sobre a participação do CRP-RJ em espaços de controle social acesse aqui .
AÇÕES EFETIVAS NO CRP-RJ E NO SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA
Em consonância com os trabalhos realizados pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia no enfrentamento às violências de gênero, no dia 13 de Novembro de 2022 foi realizado o Germinário “Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências” que culminou na construção coletiva de uma carta compromisso do Sistema Conselhos que pactua ações afirmativas em prol das mulheres. Para assistir ao vídeo do Germinário, clique aqui .
Um dos desdobramentos da carta no CRP-RJ foi a aprovação da criação do Eixo de Políticas para as Mulheres na Comissão Regional de Direitos Humanos. Segundo a coordenadora do Eixo, conselheira Conceição Gama (CRP 05/39882), “um dos objetivos será desenvolver ações que dialoguem com o compromisso firmado na carta”.
Para ler a Carta na íntegra, acesse aqui .
Além disso, o CRP-RJ vem desenvolvendo estratégias de inclusão de psicólogas que são mães nos prédios da Sede e Subsedes, sendo uma delas a adequação física dos ambientes para acolher adequadamente as crianças, com elementos lúdicos e brinquedos, enquanto suas mães estejam sendo atendidas ou participando de qualquer atividade nos referidos espaços.
Estas são apenas algumas ações em curso no âmbito regional e nacional que vem sendo adotadas pelo Sistema Conselhos, e que reafirmam o compromisso constante da Psicologia com as (muitas) lutas das mulheres.
REDE DE APOIO
Compõe a rede de apoio e atendimento à mulher equipamentos conhecidos como CIAM – Centro Integrado de Atendimento à Mulher e CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que podem ser acessados em casos de necessidade.
Estes Centros possuem equipes multidisciplinares compostas por psicólogas (os), assistentes sociais e advogadas (os), entre outros profissionais, que acolhem e orientam as mulheres visando sua proteção integral e a de seus filhos.
É também papel da psicóloga que esteja em atendimento à mulher em situação de violência de gênero orientá-la sobre a existência dos CIAM e CEAM, para que ela receba atendimento especializado e os encaminhamentos necessários.
Para saber onde fica o equipamento mais próximo, clique aqui e acesse a listagem.