auto_awesome

Noticias






CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO REGIONAL DE PSICOLOGIA VIOLÊNCIA DE ESTADO – SUDESTE – QUE OCORRERÁ NOS DIAS 3 E 4 DE MARÇO


Data de Publicação: 27 de fevereiro de 2023


5110e069-f37f-4598-9db9-de5997a20d3eO evento é organizado pelos Conselhos Regionais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, em conjunto com o Conselho Federal de Psicologia.

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ – , em conjunto com os CRPs de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo e com o Conselho Federal de Psicologia, realizará, nos dias 3 e 4 de março, o “Seminário Regional de Psicologia e Violência de Estado – Sudeste”, na Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna, 108 – Maracanã).

O evento é presencial e gratuito e também será transmitido pelas redes sociais oficiais do Conselho no YouTube e Facebook.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

03 de março (sexta)

9f6029ee-099a-436a-8cc9-2f25207bfbd512h – Abertura do Credenciamento
Local: em frente ao Auditório da Universidade Veiga de Almeida


13h – Abertura
Local: Auditório (200* pessoas)
*Caso seja necessário a organização do evento abrirá as salas C218 (146 lugares) e A201 (72 lugares) para retransmissão do evento.

 

  • Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170) – Conselheira Vice-Presidenta do CRP-RJ
  • Liliane Cristina Martins (CRP 04/50845) – Conselheira Vice-Presidenta do CRP-MG
  • Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) – Conselheira Presidenta do CRP-SP
  • Thiago Pereira Machado (CRP 16/3706) – Conselheiro Presidente do CRP-ES
  • Representante do Conselho Federal de Psicologia
  • Representante da Universidade Veiga de Almeida

 

13h30min – Conferência de abertura
Local: Auditório (200* pessoas)

Direitos Humanos no Brasil: desafios transversais endereçados à Psicologia Brasileira

  • Luís Fernando de Souza Benicio (CRP 11/15039) – Psicólogo clínico-institucional. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No âmbito da pesquisa-intervenção, é pesquisador do grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC) e pesquisador colaborador do Instituto OCA. Nesse exercício, coordenou o campo da pesquisa “Violência armada na cidade de Fortaleza e suas consequências humanitárias” (Instituto OCA e Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e a dimensão interventiva da pesquisa “Fortalecimento da rede de prevenção de homicídios na adolescência” (Instituto OCA e Open Society Foundations – OSF). Atuou, no âmbito da gestão, como apoiador da Política Cearense de Educação Permanente em Saúde (SESA/CE) e apoiador institucional da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza (SMS). Participou, como especialista convidado, da elaboração da Referência Técnica para Atuação da/o Psicóloga/o nas Políticas Públicas de Segurança, do CREPOP, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Dedica-se aos temas: violências e modos de subjetivação na contemporaneidade; direitos humanos; práticas sociais/institucionais; saúde mental; atenção psicossocial; atenção primária à saúde; decolonialidades; relações raciais e interseccionalidade.
  • Mediação: Lucas Gonzaga do Nascimento – (CRP 05/49596) – Psicólogo, doutorando em Psicologia (UFF), professor da graduação em Psicologia da Unigranrio e  conselheiro do XVII plenário do CRP RJ, onde coordena o eixo de Violência de Estado e Enfrentamento a Tortura.

 

15h – 17h – Grupos Temáticos
Segurança Pública
Local: Auditório (200 pessoas)

 

  • Maria Dalva da Silva – Moradora do Borel, seu filho Thiago da Costa Correia da Silva foi assassinado na chacina ocorrida em 2003 no Borel.
  • Renata Ghisleni (CRP 04/48625) – Doutora em Psicologia Social (PUC-SP) com pós-doutorado em Direito (UFMG). Especialista em Psicologia Jurídica (CFP). Atualmente, é psicóloga clínica e jurídica, professora universitária, pesquisadora (NPPJ/CNPq) e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e relações com a Justiça do CRP-MG.
  • Ana Paula Rocha (ES) Historiadora e pesquisadora da Educação das Relações Etnicorraciais. Professora da Educação Básica na rede estadual do ES e municipal em Aracruz. Coordenadora do Bloco Afrokizomba e do Círculo Palmarino- entidade do Movimento Negro e do Núcleo Estadual da Marcha de Mulheres Negras ES. Atua na luta antirracista e na defesa dos direitos humanos com ênfase no enfrentamento ao extermínio da juventude negra e marginalização da periferia.
  • Marta Lima (SP)
  • Mediação: Luciane Jabur (CRP-SP)

 

Privação de liberdade
Local: Sala A113 (75 lugares)

  • Luisa Bertrami (CRP 05/54879) – Doutora e mestre em Psicologia Social (UERJ), pesquisadora e psicóloga, conselheira do XVII Plenário do CRP-RJ. 
  • Flavinha Concecio – Coordenadora MOVIMENTO MOLEQUE, Educadora social e pesquisadora sobre Justiça Hídrica e energética nas Favelas (RFS).
  • Fábio Pereira Campos Misael – Grupo Amparar (SP) : Articulador político da Amparar  e da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Membro da Frente Estadual pelo Desencarceramento de São Paulo e Graduando em Serviço Social pela Unifesp
  • Mediação: Graziela Contessoto Sereno (CRP 05/30279) – Psicóloga, mestre em Psicologia Social pela UFRJ,   colaboradora do CRP no Eixo violência de Estado e Enfrentamento à Tortura e psicóloga no Centro de Defesa da Criança e do Adolescente- CEDECA RJ

 

Violências Territoriais
Local: Sala A114 (75 lugares)

 

  • Laíza Sardinha (05/63601) – Psicóloga na ONG Redes da Maré, com atuação no Eixo de Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, discente do curso de mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e psicanalista.
  • Maíra Almeida (CRP 04/44389) – Psicóloga. Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela EAD/ENSP,  FIOCRUZ. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Fátima Sabará – Assistente Social, trabalha no serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco, na entidade CEAMEC. Militante do MAB (Movimento de Atingidos por Barragens) do Alto Paraopeba MG. Acompanha as famílias que são atingidas por barragens em Congonhas/MG. O principal foco é ajudar na organização,mobilização dos atingidos para obterem seus direitos e minimizar os  efeitos negativos que a mineração causa à população.
  • Barbara Favalessa Almeida (ES) – Indígena Tupinikim Aldei Pau Brasil
  • Mediação: Renata Miranda (CRP 04/20397) – Psicóloga clínica, terapia breve e hipnoterapia, pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, Conselheira XVII Plenario coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres e membro da COF do CRP04/ Minas Gerais.

 

16h30min – Coffee break
Local: Sala A203


17h30min às 19h30min – Grupos temáticos
Guerra às Drogas e proibicionismo
Local: Auditório (200 pessoas)

 

  • Raphael Calazans – Militante político-cultural, assistente social e Coordenador técnico do Caps AD III Miriam Makeba. 
  • Francisco Netto (CRP 05/38521) – Psicólogo, Mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz Secretário Executivo do Programa Institucional sobre Políticas de Drogas da presidência da Fiocruz.
  • Annie Louise Saboya Prado (Gigi) (CRP 06/86192) – Psicóloga e Redutora de Danos, atualmente conselheira e presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP SP, experiência nas políticas públicas do SUAS e SUS, especialmente na área de Álcool e outras Drogas. Atua com Psicologia Clínica, Redução de Danos e Práticas Integrativas em Saúde. Militante Antimanicomial e Antiproibicionista. Membra do Diverso – Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos, grupo de estudos, pesquisa e extensão UNIFESP Baixada Santista.
  • Anderson Matos –  Psicólogo, mestre em psicologia pela UFMG, professor universitário, Conselheiro da XVII Plenária do CRP/MG, coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia em tratamentos com Cannabis Terapêutica do CRP/MG, psicólogo da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA+ME).
  • Mediação: Victória Gutierrez (CRP 05/20157) – Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho. Especialista em Terapia de Família pelo IPUB- UFRJ. Especialista em Atendimento ao Usuário de Álcool e Drogas pelo IPUB-UFRJ. Conselheira do XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP RJ. Coordenadora da Comissão Gestora da Região Serrana CRP RJ; Coordenadora da Comissão Especial de Psicologia em Emergências e Desastres CRP RJ; Coordenadora da Comissão Especial de Estudantes do CRP RJ; Coordenadora do Eixo de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do CRP RJ; Coordenadora do Eixo de Políticas para População Migrante e Refugiada do CRP RJ.

 

Violência de Gênero
Local: Sala A113 (75 lugares)

  • Priscila Messiane (CRP 04/44054) – Psicóloga, com atuação clínica e social, graduanda em História pela UEMG, Coordenadora da Comissão Temática do CRP-MG, Psicologia, Mulheres e Questões de Gênero.
  • Juliana Martins (SP) – Coordenadora Institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mestre e doutora em psicologia pela USP. Trabalha há 20 anos na área da segurança pública, com ênfase na prevenção da violência e enfrentamento da violência baseada em gênero. Trabalhou em gestões municipais entre 2004 e 2014 e no Ministério da Segurança Pública em 2018. 
  • Dayana Gusmão – cria da Maré, assistente social, mestranda no PPGMS Unirio, Coordenadora da Casa Resistências, Assessora para assuntos pro equidade de gênero e raça  – Fiocruz 
  • Marina Francisqueto Bernabé (CRP 16/2791) – Vice-presidenta e Coordenadora da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP-16. Psicóloga e Mestra em Psicologia Institucional (UFES). Pós-graduada em Clínica de Grupos, Indivíduos e Organizações (Instituto Félix Guattari/MG). Pesquisadora no Grupo “Narrativas infames: (re)existências e psicologias” da UFES nas áreas de infâncias, adolescências, feminismos, gênero, masculinidades e política LGBTI+. Compõe a Coordenação da Articulação Nacional de psicólogas (os/es) LGBTI+. Atua como psicóloga clínica e como referência técnica da Gerência Estadual de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero da SEDH
  • Mediação – Liliane Martins (CRP 04/50485) – mulher negra lésbica, psicóloga, mestra em psicologia social pela UFMG, doutoranda em psicologia social pela UFMG, atualmente vice presidenta do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

 

Extermínio da Juventude Negra e Periférica
Local: Sala A114 (75 lugares)

 

  • Júlia Carvalho dos Santos  (CRP 16/4810) – Psicóloga, Mestre em Psicologia Institucional (UFES), Docente de Psicologia,  Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-16 e Conselheira CRP-16.
  • Vivane Cunha (CRP 04/34838) – Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia Social e Psicóloga pela UFMG, Belo Horizonte. Integra a Comissão de Psicologia e Relações Étnico-raciais e a Comissão de Orientação em Psicologia, Mulheres e Questões de Gênero do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.
  • Marisa Fefferman (CRP 06/19/839) – Rede de enfrentamento ao genocídio da população preta e periférica (SP), Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Posdoctora em Investigación en Ciencias Sociales, NIñez y Juventud (CLACSO). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Saúde da SES/SP, da FLACSO – Brasil (Faculdade Latino Americana de Sociologia). Articuladora da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio
  • Kleber Luiz Gonzaga – Psicólogo (CRP 05/42679), especialista em Sexualidade Humana (UCAM), Mestre em Psicólogia pela UFRRJ, Doutorando em Psicologia pela UFFRJ.  
  • Nivia Raposo – mãe de vitimado pelo Estado, cria da baixada, uma das coordenadoras do Movimento Parem de Nos Matar e da Associação Unidas pela Dor, ativista de direitos humanos.
  • Mediação – Viviane Martins (CRP 05/32170) – Vice Presidente do CRP-RJ. Atua na área de Psicologia Social como Coordenadora de Programas e Projetos do Instituto ObservaSUAS. Possui especialização em sexualidade e Gênero pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), colaboradora na Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais e na Comissão Regional de Psicologia e Política Pública.

 

04 de março (sábado)

1bc40238-b382-4bec-b83a-6df32ad894d010h – Conjuntura Política e Compromisso Social da Psicologia
Local: Auditório (200* pessoas)

 

  • Lourdes Machado (CRP 04/7090) – Psicóloga e especialista em Saúde Mental e Direito Sanitário. Vice-presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais. Coordenadora da Comissão Estadual da Reforma Psiquiátrica de Minas Gerais. Conselheira-secretária do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).
  • Cinara Brito (SP)
  • Céu Silva Cavalcanti (CRP 05/57816) – Doutoranda em Psicologia (UFRJ). Integra a Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) e a Articulação Nacional de Psicologues Trans (ANP Trans). É a atual Conselheira- Presidenta do CRP-RJ. 
  • Stéfani Martins Pereira (CRP 16/2818) – Mestra em Psicologia Institucional (UFES) com pesquisa na área de gênero, racismo e grupalidades, docente de Psicologia, conselheira no VII pleno do CRP16.
  • Mediação: Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro (CRP16/2644) – Mestra em Psicologia Institucional e Doutora em Educação pela UFES, nas áreas de políticas públicas, formação e currículos, gênero e sexualidade. Atuou como psicóloga no SUAS e nas políticas de defesa de direitos de Crianças e Adolescentes e na educação popular em saúde. Foi conselheira presidente no V e VI plenários do CRP16,  representante do CRP no CEPET-ES e em fóruns e conselhos de direitos humanos no ES. Atualmente na docência na Faculdade Multivix de Serra-ES e Conselheira do XIX Plenário do CFP, integrando a Secretaria de Orientação e Ética e acompanhando as pautas do SUAS.

 

14h – Encerramento + compartilhamento dos encaminhamentos
Local: Auditório (200* pessoas)

 

  • Conduzido pela Comissão Organizadora do Evento.

 



1bc40238-b382-4bec-b83a-6df32ad894d0-300x300.jpeg
9f6029ee-099a-436a-8cc9-2f25207bfbd5-300x300.jpeg
5110e069-f37f-4598-9db9-de5997a20d3e-300x300.jpeg