Sucesso absoluto, a Mostra reafirma sua importância no calendário da Psicologia fluminense, voltando como grande evento presencial
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro realizou, por meio da Comissão Organizadora – Comorg – da Mostra, nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2022, a 15ª edição da Mostra Regional de Práticas em Psicologia, cujo tema foi “Ressignificando práticas, compartilhando experiências e construindo redes: Edição especial de 15 anos”. Presencial, o evento ocupou o auditório e diversos espaços da Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca.
Em função da pandemia, a última Mostra ocorreu em formato digital e a 15ª Mostra marcou a volta dos grandes eventos presenciais. O retorno promoveu reencontros com mais de 850 participantes inscritas (os). Foram 394 submissões, 7 trabalhos das Comissões do CRP-RJ, com 357 aprovados no total. Apresentados foram 306, números que traduzem o engajamento de profissionais e estudantes de Psicologia.
Em sua 15ª edição, o evento procurou reafirmar os valores democráticos que inspiraram sua criação há mais de 10 anos, trazendo debates que dialogaram entre si, nas diferentes conferências e mesas temáticas, ressaltando a Psicologia comprometida e engajada com a transformação social, construída ao longo dos seus 60 anos de regulamentação no Brasil.
A Comorg da Mostra foi composta por Francyne dos Santos Andrade (CRP 05/55825), Caíque Azael Ferreira da Silva (CRP 05/64942), Alexandre Trzan Ávila (CRP 05/35809); Iamara Gonçalves Peccin (estudante colaboradora, UFRJ); Isabel Scrivano (CRP 05/26162); Julia Horta Nasser (CRP 05/33796); Lucas Gabriel de Matos Santos (CRP05/58930) e Thiago Colmenero Cunha (CRP 05/46177).
A Comissão Científica responsável pela avaliação dos trabalhos inscritos foi comporta por Ágnes Cristina da Silva Pala, Alexandre Trzan, Alexandre Vasilenskas Gil, Alfredo Assunção, Ana Camilla de Oliveira Baldanzi, Ana Carolina Bispo Pereira, Aureliano Lopes da Silva Junior, Caique Azael, Clara Santos Henriques de Araújo, Cristiane Moreira da Silva, Elisa Martins Silva, Erika Barbosa de Araújo, Filipe Degani Carneiro, Francyne dos Santos Andrade, Gabriela de Araújo Braz dos Santos, Isabel Scrivano, Julia Horta Nasser, Larissa Pereira Decoló, Lucas Gabriel de Matos Santos, Lucas Gonzaga do Nascimento, Maíra Amaral de Andrade, Reivani Chisté Zanotelli Buscacio, Rodrigo Cunha Echebarrena, Thiago Colmenero Cunha e Thiago Melício.
Comissões do CRP-RJ que apresentaram seus trabalhos: Comissão Especial de Psicologia Clínica – “A Resolução CFP nº 13/2022: diretrizes para o exercício da Psicoterapia”; Comissão Especial de Avaliação Psicológica – “Avaliações psicológicas compulsórias em contextos de saúde”; Eixo Direito a Cidade – “Psicologia Discute Cidade? o Eixo de Direito a Cidade do CRP/RJ”; Núcleo de Saúde – “Centros de Convivência: arte, cultura e trabalho potencializando a Vida”; Eixo de Laicidade – “O trabalho do Eixo de Psicologia e Laicidade do CRP-RJ”; Núcleo de Psicologia do Esporte – “Reflexões sobre clínica e esporte de alto rendimento: uma visão das psicólogas”; Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra – “Reflexões sobre atuação docente em Psicologia e liberdade de cátedra na pandemia”.
VEJA UM POUCO DO QUE ACONTECEU
A 15ª Mostra iniciou ainda pela manhã do dia 27, uma quinta-feira, com apresentação de trabalhos de profissionais e estudantes de Psicologia. Esta parte do evento é uma de suas principais forças, pois é aí que psicólogas e psicólogos podem compartilhar entre si suas práticas de atuação, fomentando a produção de conhecimento científico.
No início da noite, ocorreu a mesa institucional de abertura. Francyne Andrade, coordenadora da Comorg, ressaltou: “Estamos muito felizes em pensar que a gente está chegando à 15ª edição de um evento como esse. São 15 anos em que a Mostra Regional de Práticas em Psicologia do CRP-RJ é marca presente no calendário das psicólogas fluminenses. Eu venho pensando muito que temos vivido tempos muito endurecidos, e estar em um espaço como esse, onde temos a possibilidade de troca e de pensar formas diferentes de fazer a Psicologia brasileira, a psicologia que a gente quer, ajuda muito a oxigenar a vida. Nada substitui a presença e está sendo muito significativo esse evento para voltarmos a nos reencontrar. Muito obrigada pela presença de cada um de vocês hoje”.
Reivani Buscacio, coordenadora do curso de Psicologia na Veiga de Almeida, também saudou o público: “Eu quero, antes de mais nada, dar boas-vindas a todas e a todos que hoje, e ao longo dos dois próximos dias se juntam a nós. A Universidade Veiga de Almeida tem a honra de sediar e recebê-los para a Mostra de Práticas em Psicologia com o tema “Ressignificando práticas, compartilhando experiências e construindo redes” em sua edição especial de 15 anos. Em um momento como esse, nós temos a grande satisfação de que estamos acolhendo em nossa casa, dentro da universidade, um evento pensado e organizado pelo nosso conselho profissional, o Conselho Regional de Psicologia – 5ª região. Um evento tão especial, que além dos seus 15 anos de existência, marca o retorno ao encontro e o retorno ao convívio”.
A conselheira presidenta do CRP-RJ, Mônica Sampaio, falou, emocionada: “Sou mulher periférica da Baixada Fluminense, moro e atuo na Baixada, sou psicóloga das políticas públicas, do SUS, atendo mulheres em situação de violência e já fui técnica de referência do serviço de convivência. Por que eu faço essa contextualização? Porque a partir dela que eu comecei a entender a importância da Mostra de Práticas em Psicologia. Para nós, que não estamos aqui no Centro do Rio de Janeiro, nós que estamos um pouco mais afastados, na região da Baixada, na região Serrana, em Campos ou em Volta Redonda, a Mostra sempre foi muito importante, porque é aqui que temos a oportunidade de compartilhar nossas experiências e pesquisas”.
Por fim, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, conselheira presidenta do Conselho Federal de Psicologia, contextualizou: “A Psicologia fará 60 anos de regulamentação como ciência e profissão, e não vai fazer 60 anos em um contexto qualquer, vai fazer em um contexto específico e desafiador que tem muito a dizer pra nós, que tem muito a nos fazer refletir. A riqueza da Mostra é justamente ser um lugar onde nos encontramos e mostramos o que temos superado nos espaços em que atuamos. Eu sempre me lembro quando o Sistema Conselhos de Psicologia fez a primeira Mostra com o chamado ‘Psicólogo, seu fazer nos interessa’. A história vai dizer que, naquela época, poucas profissionais se inscreveram. As pessoas ficavam se perguntando ‘por que não inscreveram os trabalhos?’ e chegaram à conclusão que psicólogas (os) faziam com sua prática coisas que, muitas vezes, não reconheciam como aquela ciência mais fechada, mais acadêmica. Mas, nós psicólogas e psicólogos sabemos o quanto fazemos coisas que não estão ainda escritas em livros de teorias que nós aprendemos na faculdade, mas que têm o mesmo comprometimento ético e a mesma função transformadora da qual a nossa ciência e a nossa profissão é inspirada”.
Após essa mesa, todas (os) presentes participaram de um Ato em favor da Redução da Jornada de Trabalho da Psicologia para 30 Horas. O Ato, impactante, foi organizado pelo CRP-RJ para reafirmar a importância desta luta de toda a categoria. Para saber mais detalhes, clique aqui.
Para assistir a tudo o que rolou na íntegra, assista aos vídeos, clicando aqui.
PARA CONFERIR COMO FOI A CONFERÊNCIA DE ABERTURA, CLIQUE AQUI.