auto_awesome

Noticias






CREPOP: COMO O XVI PLENÁRIO CONTRIBUIU PARA O FORTALECIMENTO DA PSICOLOGIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS


Data de Publicação: 19 de abril de 2022


Esta publicação faz parte da retrospectiva 30 meses em 30 dias, trazendo um pouco sobre as principais ações do XVI Plenário

 

WhatsApp Image 2022-04-18 at 11.09.42O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia, criado em 2006 com o objetivo de  sistematizar e difundir o conhecimento sobre a atuação da Psicologia nas políticas públicas.

Desde 2020, a atual gestão do CRP-RJ participou ativamente das sete Referências Técnicas lançadas neste período. Tendo como objeto de investigação a atuação em diferentes políticas públicas, estes documentos são construídos por meio de uma metodologia única, democrática e participativa, na qual a própria categoria atuante contribuiu para sua produção.

Uma das primeiras ações do Crepop, que na atual gestão está sob a coordenação da conselheira Isabel Scrivano (CRP 05/26162), foi produzir o vídeo lançado no dia 28 de agosto de 2020, durante a live “Políticas públicas enquanto campo de atuação para psicólogas e psicólogos no Brasil e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP”, com a presença de  da psicóloga e professora da PUC-SP Ana Bock (CRP 06/2771), que era conselheira presidente do Conselho Federal de Psicologia na ocasião de criação do Centro de Referências Técnicas.

O vídeo totalmente produzido pelo CRP-RJ conta o que é o Crepop e como se constrói uma referência técnica, enfatizando o processo democrático com o qual este documento é elaborado. Para assistir ao vídeo sobre o CREPOP, e conhecer a Psipop, clique aqui.

Em dezembro de 2020, nos dias 7, 8, 9 e 10, ocorreu o V Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas e XI Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos, com o tema “Psicologia nas Políticas Públicas e Direitos Humanos: conjuntura atual e desafios da prática profissional”. O objetivo foi divulgar o Crepop, suas Referências e a indissociabilidade do debate entre a prática profissional da (o) psicóloga (o) nas políticas públicas e direitos humanos.  Refletir sobre o contexto de desmonte em diversos setores da Saúde, da Assistência Social, segurança pública, entre outros, e retrocessos de direitos duramente conquistados, atravessados pela pandemia da Covid-19, foram as temáticas debatidas.

Já em 2021, em comemoração aos 15 anos do Centro de Referências, a atual gestão, por meio da Comissão Especial de Eventos e da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas, realizou o Seminário “15 anos do CREPOP: A Psicologia brasileira em defesa das políticas públicas e da democracia”, nos dias 18 e 19 de novembro.

Ambos os Seminários (2020 e 2021) foram em formato digital com conferências transmitidas ao vivo pelas páginas do Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e pelo Youtube do CRP-RJ (acesse youtube.com/realcrprj), e mesas de debates realizadas pela plataforma Google Meet.

Os seminários chegaram a cerca de 10 mil visualizações nas mídias sociais, reafirmando a demanda pelas discussões relacionadas à atuação psi no âmbito das políticas públicas. A Psicologia está presente em todas as políticas públicas existentes no país, e este campo de trabalho representa mais de 60 mil psicólogas.

Outras ações importantes do Crepop do Rio de Janeiro, durante a gestão do XVI Plenário, foram os ciclos de pesquisa, as mobilizações da categoria pra consulta pública e os encontros temáticos de discussão.

Ciclos de pesquisa realizados:

2022: Políticas públicas de atenção às pessoas com deficiência.

2021: Política pública de prevenção da autolesão, do suicídio e posvenção.

2020: Unidades de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

Consultas públicas

Uma das etapas da metodologia com a qual são elaboradas as Referências Técnicas.

2021: Referência para Atuação no CRAS; Referência para Atuação com Povos Indígenas.

2020: Referência para Atuação no Sistema Prisional.

 

Encontros temáticos de discussão (ETD)

Uma ação idealizada e exclusiva do Crepop do CRP-RJ, os Encontros Temáticos foram uma atividade iniciada em 2020, com o objetivo de promover maior qualificação do trabalho das técnicas da COE – Comissão de Orientação e Ética -, COF – Comissão de Orientação e Fiscalização -, e CCS – Comissão de Comunicação Social – do CRP-RJ, a partir da discussão das Referências Técnicas com uma convidada especial, uma psicóloga ou psicólogo atuante na política pública em questão.

Encontros realizados: Atuação na Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual; Sistema Prisional; Segurança Pública; Varas de Família; Programas e Serviços de IST/HIV/Aids; Educação Básica; e Atenção Básica à Saúde.

 

Referências Técnicas lançadas durante a gestão do XVI Plenário:

22/06/2020: Referências técnicas para a atuação de psicólogas (os) na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

12/11/2020: Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na política de segurança pública.

04/12/2020: Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) nos programas e serviços de IST/HIV/AIDS.

12/04/2021: Referências técnicas para atuação das (os) psicólogas (os) no sistema prisional.

14/10/2021: Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na gestão integral de riscos, emergências e desastres.

17/12/2021: Referências para atuação de psicólogas (os) em medidas socioeducativas.

14/01/2022: Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no CRAS/SUAS.

Para acessar a área do site do CRP-RJ dedicado às Referências Técnicas, clique aqui.

30 meses em 30 dias: uma retrospectiva sobre as conquistas, desafios e ações da gestão do XVI Plenário. Não perca! Todos dias, às 11h, nas nossas mídias sociais, um pouco da história que estamos construindo juntas (os)!

 

 



WhatsApp-Image-2022-04-18-at-11.09.42-300x300.jpeg