auto_awesome

Noticias






Evento “Debate público sobre intolerância religiosa e sofrimento psíquico no Estado do Rio de Janeiro” é tema no dia 30 de novembro


Data de Publicação: 17 de novembro de 2021


WhatsApp Image 2021-11-16 at 16.54.22O CRP-RJ realizará o evento digital “Debate público sobre intolerância religiosa e sofrimento psíquico no Estado do Rio de Janeiro” no dia 30 de novembro, uma terça-feira, às 19h.

O evento tem como objetivo promover um debate no qual seja discutido e reconhecido as subjetividades marcadas por múltiplas experiências psicossociais, atravessadas pelas relações com a espiritualidade e religiosidade. 

Além de dar ênfase às pautas da liberdade religiosa e a laicidade do Estado Brasileiro, das políticas públicas e da intervenção das/os psicólogas/os em sua atuação profissional (buscando  ou visando) assegurar a participação política de todas as religiões sem ameaça à democracia e com a efetiva concretização dos princípios de igualdade, liberdade e justiça social para todos os credos.

A transmissão será pela página no Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e pela página do Youtube (acesse youtube.com/crprjreal). Não será necessário inscrição prévia. Participe!

Abertura: 

Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26077) – Conselheiro presidente do CRP-RJ e professor da UFRJ. Representante do CFP no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à tortura e no Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

 

Mediação:

Pierre de Souza Monteiro Psicólogo Clínico – CRP 05/46007. Psicanalista em formação pelo Laço Analítico – RJ. Mestrando em Psicanálise e Políticas Públicas  pela UERJ. Coordenador da Comissão Regional de Direitos Humanos – CRDH  do  Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP RJ

 

Participantes:

Amauri Mendes Pereira – Militante do Movimento Negro. Doutor em Ciências Sociais. Mestre em Educação. Especialista em História da África.

Dr. Abrahão de Oliveira Santos – Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ. Brasil. Coordenador do Kitembo – Laboratório de Estudos da Subjetividade Cultura Afro-Indígena-Brasileira.

Priscilla dos Reis Ribeiro – Licenciada em música pela Unirio, bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Escola de Pastores e pós-graduada em Educação pela Harvard Graduate School of Education. Mestra em Teologia Histórica pelo Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie, leciona disciplinas de História na Escola Teológica Reformada desde 2005. É membro da Igreja da Garagem RJ, atua na coordenação colegiada da “Frente de Evangélicos pelo Estado Democrático de Direito” (núcleo RJ) e na Articulação Indígena do Movimento “Nós na Criação”. Participa do “Coletivo Memória e Utopia” e do “Fé e Política: Reflexões” além de ser colaboradora da “Resistência Reformada”, do Coletivo de Feministas Cristãs “RUAH – ser mulher e a fé” e do “Projeto Redomas”. Atualmente é mestranda em “Epistemologia, lógicas e teorias da mente” na UFRJ e concentra seus 

Veridiana Machado – Psicóloga CRP03/4931. Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos/POSAFRO- UFBA. Mestra em Psicologia na Universidade de Se São Paulo. Docente na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordenadora Nacional/NE da Articulação Nacional de Psicólogas(os) e Pesquisadoras(es) Negras(os) – ANPSINEP.

Roberto Braga – Sacerdote Pai Tata Luazemi dirige a Casa de Matriz Africana Lumy Jacarê Junçara, no Bairro Imperador, em Nova Iguaçu.