auto_awesome

Noticias






17ª MOSTRA: CONFIRA AS ATIVIDADES QUE OCORRERAM NO SEGUNDO DIA


Data de Publicação: 30 de setembro de 2024


No dia 2 de agosto, segundo dia da 17ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, além das quatros mesas temáticas e apresentações de trabalhos, o evento também contou com rodas de conversas ao longo do dia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

 

As rodas de conversas contaram com a participação das comissões de Orientação e Ética (COE), Comissão de Meios e Soluções Consensuais de Conflitos (COMSCC), Comissão Especial de Avaliação Psicológica (CEAP)  e  Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais (CEPRE).

 

Roda de Conversas da COE – Comissão de Orientação e Ética

20240802_101639A Roda de Conversas com a Comissão de Orientação e Ética, levou as(os) presentes temas relacionados as resoluções e ao código de ética da profissão, além de orientações sobre produção de documentos.


Participaram desta mesa Micael Jayme Casarin Castagna (CRP 05/55269), conselheiro presidente da COE, Maíra Amaral de Andrade (CRP 05/32352), coordenadora da Comissão Especial de Avaliação Psicológica e Ágnes Cristina da Silva Pala (CRP 05/32409), coordenadora da Comissão Gestora do Leste Fluminense, colaboradora da Comissão Especial de Psicologia Clínica e do Eixo de Laicidade do CRP-RJ.

 

A conselheira secretaria do CRP-RJ, Júlia Nasser (CRP 05/33796), fez uma fala sobre o 12º COREPSI antes de iniciar a mesa. A conselheira elucidou a categoria a participar das etapas que compõem o Congresso e convocou a participação das(os) presentes nos envios de propostas que ocorreu através de um QR code espalhados no local, durante toda a Mostra.

 

Micael Castagna apresentou as referências técnicas e o código de ética como forma de leitura orientativa e indicativa, bem como os eventos que o CRP-RJ produz. O conselheiro explicou sobre a responsabilidade do Conselho, nas fiscalizações dos espaços e nas atuações da categoria, junto a Comissão de Orientação e Fiscalização, a fim de garantir um trabalho ético, evitando danos a sociedade e alertou sobre a grande quantidade de denúncias que o CRP-RJ recebe, referente a produção de documentos que não seguem a resolução 06/2019.

 

Em consonância com a última fala de Micael, a respeito dos processo éticos devido a documentos mal rescritos, as conselheiras Maíra Andrade e Agnes Pala, apresentaram uma oficina de elaboração de documentos.

 

Mais uma vez, o código de ética esteve presente na roda. Maíra Andrade falou da leitura necessária para condução do exercício profissional da Psicologia. Andrade demonstrou as finalidades de cada tipo de documento, falou sobre guarda e sobre a importância de entender para qual finalidade e para qual destino aquela unidade de registro vai, para se produzir um documento eficaz para sua finalidade e dentro das normas.

A conselheira Agnes Pala, em sua fala, teve a resolução n.º 09/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. Pala falou sobre registro documental, testes psicológicos com a resolução n.º 31/2022 e demostrou as(os) participantes presentes, exemplos de documentos para melhor embasar teoricamente toda orientação que a roda de conversa passou,

 

Roda de Conversas da COMSCC – Comissão de Meios e Soluções Consensuais de Conflitos

20240802_142841A Roda de Conversas com a COMSCC – Comissão de Meios e Soluções Consensuais de Conflitos realizou uma mesa contendo Juliana Gabriel (CRP 05/29063), conselheira e coordenadora da COMSCC do CRP-RJ, Pedro Aquino, advogado colaborativo, mediador do CRP-RJ, colaborador da COMSCC e Naura dos Santos Americano (CRP 05/12928), mestre, mediadora e supervisora de mediação de conflitos no TJRJ e sócia fundadora da Sociedade de Mediação de Conflitos, que falou sobre princípios da mediação como imparcialidade, isonomia das partes e busca de consenso.

 

Juliana Gabriel iniciou a roda de conversa falando do COREPSI e a importância da categoria participar, pois as propostas discutidas serão o norte para a Psicologia do próximo triênio. A conselheira comentou que a COMSCC foi fruto de uma proposta que saiu de um congresso. Ela citou a resolução n.º 06/2016 que instituiu e normatizou a Mediação e outras meias de solução consensual de conflitos nos processos disciplinares éticas no Sistema Conselhos de Psicologia, regulamentando a criação de Câmara de Mediação no âmbito das Comissões de Ética.

 

A roda contou com uma dinâmica onde a plateia se dividiu em duplas que precisavam resolver um conflito entre si. Essa dinâmica demonstrou o papel importante da mediação para situações de conflito.

Naura Americano comentou que o conflito move as pessoas, porém a abordagem destrutiva e competitiva transforma a relação, levando ao estresse, desgaste e até mesmo a comunicação violenta e o objetivo da mediação é identificar e resolver de forma construtiva, sendo uma terceira pessoa totalmente imparcial para desconstruir os ruídos despolarizando o conflito, favorecendo a legitimação e empoderamento.


Pedro Aquino comentou sobre outros meios de se alcançar o objetivo em que o conflito está instaurado e os mediadores de conflito auxiliam as pessoas através de técnicas.

 

A conselheira Juliana Gabriel convidou a categoria a se apropriar mais da mediação, pois é de campo multidisciplinar e vai além dos operadores de direito.

 

Roda de Conversa – Relações Étnico-Raciais com a temática: Sala Ubuntu: “AQUILOMBE-SE”

20240802_161305A Roda de Conversa com a Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais abordou temas relacionados ao racismo e suas consequências na saúde mental da população negra.

Participaram os psicólogos Viviane Martins (CRP 05/32170), vice-presidenta e colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ, Thaís Lourenço (CRP 05/62992), colaboradora da Comissão Especial de Eventos e coordenadora adjunta da Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ, Cláudia Ferreira (CRP 02/19503), mestra e doutoranda em políticas públicas e membro da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ, Carina Cruz (CRP 05/37581), pós-graduada em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional; colaboradora da Comissão de Relações Raciais do CRP-RJ, Bruno Rosa (CRP 05/67901), membro da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ, Marwyn Soares de Souza (CRP 05/65099), colaborador da Comissão Gestora do Norte Noroeste Fluminense, Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ, e Yvanna Brito (CRP 05/66298), colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ.

Antes da conversa, foi exibido um trecho do documentário “Ôrí”, de 1989, que explora a consciência negra na década de 80, para que (as)os presentes pudessem refletir a respeito. 

Thaís Lourenço pediu as(os) presentes que refletissem sobre o tema do vídeo. Ela destacou a representatividade do cargo de vice-presidência do CRP-RJ ser ocupado por Viviane Martins, uma mulher negra. Lourenço também falou sobre a importância de celebrar corpos negros ocupando espaços acadêmicos e de se permanecer em coletivo.

O psicólogo Bruno Rosa apresentou a Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais, explicando a história de sua formação, área de abrangência do CRP RJ, membros e atividades já realizadas. 

Cláudia Ferreira incentivou a plateia a compartilhar experiências de racismo, pois a troca auxilia na reflexão e na obtenção de estratégias de cuidado e acolhimento. 

A vice-presidenta Viviane Martins falou sobre a pressão que profissionais negros enfrentam em locais de trabalho, onde sempre se espera que deem conta de inúmeras tarefas. Martins também celebrou as rodas de conversa como uma oportunidade de aprendizagem.

A roda também contou com a participação da psicóloga Daiane Mello, que compartilhou a situação que vivenciou frente ao racismo algorítmico e violência do Estado dentro de um evento de Igualdade Racial. 

A roda de conversa teve uma grande adesão das pessoas presentes. Proporcionou o acolhimento necessário entre a categoria e estudantes. Contou com a participação de pessoas diversas, entre negras e brancas, que se sentiram confortáveis e seguras para fazer colocações. Inclusive destacaram e reivindicaram ter esse esse espaço como algo permanente nas atividades do sistema conselhos, sento tão proveitoso quanto as palestras.

Por fim, Carina Cruz ressaltou a importância de as pautas raciais estarem presentes em todas as rodas de conversa, e não apenas nas atividades promovidas pela CEPRER.

 

Lançamento de E-book de Avaliação Psicológica – “Aplicabilidade da Avaliação Psicológica em Diferentes Contextos”

WhatsApp Image 2024-08-08 at 09.15.35Momento importante e emocionante para a Comissão Especial de Avaliação Psicológica que traz a importância da temática  da avaliação psicológica na reflexão do quanto está presente nas prestações de serviços psicológicos e de que não se restringe a uso de testes psicológicos reconhecidos e validados pelo Sistema de Avaliação Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia, por mais que seja entendido os critérios da ciência psicológica brasileira para avaliações psicológicas específicas, como o porte de armas.

 

Participaram deste lançamento Maíra Amaral de Andrade (CRP 05/32352), coordenadora da Comissão Especial de Avaliação Psicológica e Márcia Regina Molinai Barreto (CRP 05/5059), presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Aviação e Eliza Maria Lobosque (CRP 04/ 14443), conselheira no CRP Minas Gerais.

 

Maíra Andrade falou sobre a presença da avaliação psicológica nas áreas da Psicologia como tráfego, clínica e jurídica, sobre escuta avaliativa baseada na ciência psicológica, sobre venda de testes psicológicos e sobra a resolução n.º 31/2022 que estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga(o), regulamentando o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI.

Sobre o e-book, Andrade falou com afeto sobre a construção coletiva da leitura, ao longo de debates, grupos de trabalhos e encontros pensados na orientação para toda categoria.

 

Márcia Regina Molinari falou sobre avaliação psicológica no contexto da aviação. A psicóloga disse que a Psicologia da aviação é a aplicação dos princípios, métodos e instrumentos das diversas áreas da Psicologia ao ambiente aeronáutico, com o objetivo de promover eficiência, eficácia e segurança operacional, bem como saúde e bem-estar de todos os que, direta ou indiretamente, estão a ele vinculados.

A presidenta da ABRAPAV fez um contexto histórico da aviação, falando do primeiro contato da avaliação psicológica com os pilotos de avião na primeira e Segunda Guerra Mundial, detalhando os testes mentais e fisiológicos para a determinação da habilitação de voo. Molinari também falou da avaliação psicológica regulatória para os pilotos para garantia da permanência da licença para pilotar.

 

Após a fala de Molinari, houve um momento de homenagem a Cesar da Silva Santos, autor do capítulo “Aplicabilidade da Avaliação Psicológica em Diferentes Contextos” que faleceu antes de poder ver o e-book lançado. 

 

Eliza Maria Lobosque falou sobre o capítulo “Ações e Contribuições da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica do CRP 04/MG”. Lobosque falou da parceria Rio-Minas na construção do e-book. Ela comentou que em cada estado a avaliação psicológica funciona de acordo com a necessidade diate a frente de trabalho e que o objetivo da escrita deste foi contribuição para a ciência psicológica e o reconhecimento da mesma pela sociedade, almejando elucidar e divulgar as contribuições e ações da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica dentro do CRP Minas Gerais. 

 

Finalizando, Maíra Andrade leu o sumário, apresentando todos os capítulos as(os) participantes presentes, falou sobre a contribuição de diversos temas e autores e disse que, a partir do lançamento do e-book, a avaliação psicológica está mais fundamentada. 

 

Para ler o e-book “Aplicabilidade da Avaliação Psicológica em Diferentes Contextos, basta acessar http://www.crprj.org.br/site/wp-content/uploads/2024/04/E-book_Avaliacao_Psicologica.pdf

 



20240802_101639-300x225.jpg
20240802_142841-e1727719381887-225x300.jpg
20240802_161305-300x225.jpg
WhatsApp-Image-2024-08-08-at-09.15.35-300x139.jpeg