Há 34 anos, o dia 18 de maio é celebrado no Brasil como o Dia da Luta Antimanicomial, estabelecida a partir do II Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987. A data tem sido, desde então, sinônimo de luta por uma sociedade sem manicômios, onde a diversidade humana não seja estigmatizada em laudos psiquiátricos e enclausurada em prescrições medicalizantes.
No contexto atual vivemos uma pandemia sem precedentes, e, não obstante ao problema de saúde, presenciamos um ataque cada vez maior à democracia e o alinhamento governamental a práticas claramente neoliberais e de retrocessos nas políticas públicas, que não excluem um ataque à política pública de Saúde Mental, a qual há muito já havia sido tomada como campo possível de lucro por setores corporativistas, a partir do sofrimento psíquico.
Mais do que nunca temos a confirmação inequívoca de que o SUS público e de qualidade é imprescindível para o país, no qual a população se depara com uma crise de saúde inédita. Torna-se fundamental o posicionamento ético de profissionais e conselhos de categorias em favor da saúde e da democracia.
O momento é de vigília, resistência e mobilização. E a Psicologia deve, no coletivo de seus profissionais, entidades e conselhos, reafirmar seu protagonismo na Luta Antimanicomial, reforçando seu compromisso ético de ampliar e fortalecer a luta pela desinstitucionalização total e irrestrita, rompendo com as amarras da camisa de força e derrubando os muros que, por séculos, enclausuram a loucura e a diferença.
A liberdade é e sempre será o melhor “tratamento”. Loucura não se prende!!
COMEMORE COM O CRP-RJ
Psicólogas e psicólogos,
Vamos tornar esse 18 de maio inesquecível e vamos visibilizar nossa luta diária!
Nos envie uma foto sua no seu local de trabalho, até 31 de maio, para que possamos fazer um mosaico.
E-mail.: [email protected]
No corpo do e-mail nos informe seu nome completo, número de CRP, nome da Instituição que atua e a frase “Autorizo a utilização da minha foto ao Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, podendo ser publicada em toda e qualquer mídia social do referido órgão”.
Veja aqui o vídeo institucional sobre a data, clique aqui.