O trabalho compreendido como toda atividade humana, na qual a pessoa (re)cria o seu ambiente através da transformação e da criação de ferramentas e técnicas constitui um direito humano fundamental na nossa sociedade.
Conectado com a construção subjetiva da dignidade humana, este é um valor para além do ganho do sustento. Neste espaço construímos subjetividades e nos encontramos em torno de lutas por direitos e por um bem comum.
Não obstante este caráter, é necessária também uma visão crítica em relação aos atravessamentos entre trabalho e saúde, principalmente num contexto pandêmico como o que vivemos atualmente.
Mais do que nunca a Psicologia, que está na clínica, nas políticas públicas, nas empresas e nos hospitais, cumpre seu papel social tendo uma atuação ético-política pautada na luta em favor dos direitos humanos, da potência da vida e de suas singularidades.
Neste dia de luta, o Dia Internacional do (a) Trabalhador (a), o CRP-RJ homenageia a todos os trabalhadores e trabalhadoras, que são os pilares da nossa sociedade, e convoca ao permanente enfrentamento em prol dos direitos e ao não retrocesso das liberdades e garantias já conquistados.
Estamos em um momento de forte ataque, mas a Psicologia brasileira e suas (seus) trabalhadoras (es) unem-se a todas as categorias para seguir em frente cada vez mais fortes!