O conselheiro presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26077), participou, no dia 22 de março de 2021, de uma reunião organizada pela equipe do presidente dos EUA, Joe Biden, que teve por objetivo a apresentação de experiências exitosas de regulação sobre as denominadas “terapias de reversão sexual”.
O evento, organizado em Washington (EUA), contou com representantes de diversos países, com a presença de Kamala Harris, vice-presidente do país, e ministros que compõem a atual gestão presidencial. Da América do Sul, além do Brasil, também esteve presente representação do Equador.
Além de estar representando o Brasil, Bicalho também foi o escolhido para fazer a Conferência de Abertura, devido à importância da atuação da Psicologia brasileira na defesa intransigente dos direitos da população LGBTQI+, concretizada nas lutas que culmiram na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu como legítima a Resolução 01/99.
No dia 22 de maio de 2020, o STF extinguiu por definitivo a ação que pedia a cassação da nossa Resolução e o convite de representação do Brasil foi motivado pela participação de Pedro Paulo Bicalho em entrevista no Senado Federal, em 2019. (Para assistir, acesse https://www.youtube.com/watch?v=AOSxWDxLpm8)
Sabemos que a luta não para e que mais do que nunca se faz necessária. Mas, também é momento de nos orgulhar da nossa Psicologia, das nossas conquistas e do reconhecimento internacional das nossas contribuições.