O Conselho Federal de Psicologia lançou as publicações produzidas no âmbito do IX Seminário de Psicologia e Políticas Públicas, que teve como temática “Psicologia na Defesa das Políticas Públicas”. São seis publicações que representam as cinco etapas regionais e um geral, nacional.
O evento mobilizou a categoria de psicólogas (os) na construção de uma agenda de enfrentamento às constantes tentativas de desmonte das políticas públicas em nível municipal, estadual e federal.
O Seminário foi iniciado no final de 2017, pelo CFP, e seguiu para as etapas regionais, que percorreram o país durante 2018. A estratégia de descentralização contribuiu para reforçar o caráter democrático com o qual as publicações do Sistema Conselhos de Psicologia são produzidas e ressaltou a importância da existência do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) dialogando com as (os) profissionais, universidades, estado e sociedade.
Dar visibilidade às práticas de profissionais da Psicologia nas políticas públicas, compartilhar experiências para fortalecer o exercício profissional e reafirmar as garantias de direitos nos diversos segmentos, no intuito de promover a manutenção dessas políticas e produzir enfrentamento ao cenário político que se mantém numa agenda de desmonte e retrocesso, foram as principais propostas do Seminário.
Para ler as publicações, clique abaixo.