a próxima live do Conselho Regional de Psicologia será nesta segunda-feira, dia 20 de julho, às 19h, transmitida pela página no Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e ) e pela página do Youtube (acesse youtube.com/crprjreal).
O tema será “Os malefícios que o modelo biomédico de doença faz a Saúde Mental”. Esta live em formato de entrevista abordará alguns pontos como: Os pilares da psiquiatria: diagnóstico e tratamento psicofarmacológico; a interdisciplinaridade e o biopsicossocial; a maioria das pessoas tem problemas com saúde mental, assim como com saúde física. Problemas de saúde mental não são doenças biológicas, do cérebro; as abordagens psicossociais, como acompanhamento ao tratamento psiquiátrico; desafios: (1) a esmagadora maioria dos pacientes está em drogas psiquiátricas, e uma minoria em psicoterapia, ou as terapias da palavra. (2) É muito perigoso se tornar um paciente psiquiátrico. (3) Quanto mais se reivindica por mais assistência psiquiátrica, mais diagnósticos psiquiátricos são feitos, mais drogas são usadas; os desafios com a pandemia do COVID-19 e com a pós pandemia.
Palestrante:
Fernando Ferreira Pinto de Freitas (CRP 05/10751) – Psicólogo (UERJ). Mestrado em Psicologia (PUC-RJ). Especialização em Psiquiatria Social (ENSP/FIOCRUZ). Doutorado em Psicologia (Université Catholique de Louvain). Professor-Adjunto da UERJ (aposentado). Pesquisador titular (LAPS/ENSP/FIOCRUZ).
Mediação:
Alexandre Vasilenskas (CRP 05/30741) – Conselheiro do CRP-RJ e conselheiro presidente do Conselho Estadual de Saúde RJ. Especialista em Gestão de Redes de Saúde (ENSP/Fiocruz). Mestre e Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Membro do Fórum Estadual Contra Privatização da Saúde. Psicólogo do Município de Macaé.