No último sábado, 4 de julho, o Conselho Regional de Psicologia e o Núcleo ABEP Rio de Janeiro (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia) realizaram o Seminário Regional “Formação em Psicologia no Contexto da Pandemia”.
O evento, totalmente online, foi produzido pela Comissão Organizadora formada por Alexandre Trzan Ávila (CRP 05/35809), Thiago B L Melicio (CRP 05/35915), Anelise Lusser Teixeira (CRP 05/38657), Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523), Paula Land Curi (CRP 05/20409), Diva Lúcia Gauterio Conde (CRP 05/1448) e Rita Louzada (CRP 05/11838), integrantes do CRP-RJ e do Núcleo ABEP Rio. Também, representando o Conselho Federal de Psicologia e a ABEP nacional, estiveram presentes Rodrigo Acioli Moura, Anna Carolina Lo Bianco Clementino, Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, Sônia Lemos e Caíque Azael Ferreira da Silva.
O Seminário digital teve a participação de mais de 400 pessoas, de cerca de 40 IES – Instituições de Ensino Superior – entre coordenadores de cursos de Psicologia, supervisores e orientadores de estágio e estudantes, que debateram durante a manhã e a tarde de sábado, a flexibilização do estágio – de forma remota – na área da Psicologia em razão da pandemia da Covid-19.
Os impactos e as consequências do ensino remoto na formação de Psicologia, tendo como referência a Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação, tem gerado uma série de dúvidas na comunidade acadêmica, e o evento digital sistematizou as ideias e propostas produzidas pela coletividade representativa que participou desta etapa regional do Seminário.
Esse material produzido, de forma colaborativa e democrática, será enviado ao Conselho Federal de Psicologia e à ABEP, para compor, no âmbito nacional, o debate que acontecerá no dia 14 de julho.
Fique atenta (o) às nossas mídias, em breve divulgaremos como acessar a etapa nacional deste necessário debate!